Lua cheia de inverno

19/07/2016 às 15:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco melhora a visualização das estrelas

O ar muito seco é uma das principais características do inverno no Brasil. A secura do ar aumenta o desconforto das pessoas que já têm problemas respiratórios.

Este é um dos efeitos negativos do ar muito seco, mas tem também um lado bom do ar seco. É a baixa umidade no ar que reduz muito a nebulosidade e consequentemente a chuva na maioria das áreas do Brasil nesta época do ano. É o ar seco, a falta de nuvens, que nos deixa ver a beleza dos tons de azul do céu.

Na imagem de satélite colorizada das 14 horas (em Brasília) de 19 de julho, quase todo o Brasil aparecia em tons de marrom, o que indica pouca ou nenhuma nebulosidade. Isto é efeito do ar muito seco que predomina sobre o Brasil. As nuvens aparecem como manchas amareladas, verdes e azuis.

  

 

 

O ar seco deixa uma comunidade de pessoas particularmente feliz: os astrônomos. Uma atmosfera seca permite maior nitidez na observação dos astros, pois a cintilação diminui. A cintilação faz com que os objetos celestes aparentem ter pontas, como nos desenhos que fazemos de uma estrela brilhando no céu.

Entenda o que é a cintilação na explicação do professor Marcos Calil.

 

A lua e o planeta Vênus fotografados em noite com muita umidade. Repare as "pontas" na luz do planeta Vênus

 

 

 

 

Então, vamos aproveitar as noites secas e limpas desta semana por quase todo o país para observar as estrelas a olho nu, com binóculo, com telescópio, e para ver (e clicar) a beleza da lua cheia.

O disco lunar estará 100% iluminado às 19h56 de 19 de julho de 2016.

A lua cheia do dia 19 de julho é a segunda lua cheia do inverno de 2016 que começou no dia 20 de junho. Ainda teremos mais duas luas cheias até a chegada da primavera no dia 22 de setembro.

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

20°
min

27°
max

8mm / 90%