Calor continua intenso no centro-norte do Brasil

20/07/2016 às 14:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura tem passado dos 38°C

 

Temperaturas muito elevadas, acima do normal para julho, estão sendo observadas diariamente na região entre o sul do Pará, norte de Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia e o interior dos estados do Maranhão e do Piauí. A medição do Instituto Nacional de Meteorologia e da Aeronáutica tem revelado temperaturas da ordem de 38°C a 40°C.

Na tarde de 19 de julho, a maior temperatura no Brasil foi em São Félix do Araguaia, no extremo nordeste de Mato Grosso, na divisa com o Tocantins. A temperatura chegou aos 38,8°C,

Palmas, capital do Tocantins, vem sendo um dos locais mais quentes do país neste mês de julho e desde o início do mês já ficou com o posto de lugar mais quente do país várias vezes.

A última onda de frio que chegou ao Brasil, no começo desta semana, chegou a refrescar o Tocantins, baixando a temperatura para menos de 15°C na madrugada no sul do estado. Mas o ar polar não consegue baixar o calor da tarde. Com sol forte por causa do céu nuvens o dia todo, a temperatura dispara e o calor é intenso à tarde.

 

 

 

Além da secura do ar, a população do Tocantins, do Centro-Oeste e do interior do Nordeste enfrenta todos os dias o incômodo da grande amplitude térmica, que pode passar de 20°C entre o amanhecer e o meio da tarde.

O tempo seco e quente vai predominar no restante de julho, mas na virada para agosto, uma forte massa de ar polar chega ao Brasil e poderá levar ventos frescos até o norte do Centro-Oeste e Tocantins.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%