Fim de semana de contrates no Nordeste

22/07/2016 às 15:42
por Vitor Kratz

Oferecimento
Chuva pelo litoral e ar seco sobre o interior da Região.

O fim de semana, e pelo menos até o início da próxima semana, será marcado por contraste nas condições do tempo sobre a Região Nordeste

Uma frente fria, em afastamento para alto mar, influencia o tempo desde o sul até o Recôncavo baiano, favorecendo a formação de muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva. Nas demais áreas do litoral leste nordestino e no norte do Maranhão também há previsão de pancadas de chuva, mas de forma passageira e o sol predomina forte. Nas demais áreas do Nordeste, uma grande massa de ar seco e quente predomina e mantem o tempo firme, prolongando a estiagem e aumentando o risco de focos de queimadas. 

Observando o mapa abaixo, podemos ver acumulados de chuva concentrados na costa da Região e sem acumulados de chuva significativos no interior.

Chuva acumulada entre 23 e 27 de julho

 

As temperaturas máximas ultrapassam os 32°C no interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, como podemos observar no mapa abaixo. 

 

          Média da temperatura Máxima entre 23 e 27 de julho

 

A umidade relativa do ar fica baixa durante as tardes, chegando à valores entre 12 e 20% no interior do Piauí e do Ceará, caracterizando estado de alerta nessas regiões.

As condições do tempo não mudam nos próximos 15 dias, ou seja, o ar seco continua atuando com forte intensidade no interior como é de característica do Inverno na estação.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

32°
max

25mm / 67%