Temperatura sobe no Sul

22/07/2016 às 10:50
por César Soares

Oferecimento
Próxima semana reserva grandes mudanças para a Região

A semana começou com temperaturas baixas sobre a Região Sul do país, tudo por conta do avanço de uma frente fria no sábado (16) que trouxe também uma forte massa de ar polar. Diversas áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de 0°C. E até mesmo neve foi observada sobre as serras gaúcha e catarinense.

 

O ar polar se enfraqueceu ao longo da semana e fez com que as temperaturas subissem um pouco, já não fazia mais tanto frio na madrugada de sexta-feira (22) e a geada ocorreu em uma área cada vez menor. As temperaturas também saíram do negativo, mas ainda continuaram próximas ao 0°C.

 

A tendência para o fim de semana é de que a temperatura suba ainda mais sobre a Região Sul do Brasil. Ainda há risco para geada sobre as áreas de serra. Mas até mesmo nas madrugadas, não é esperado que a temperatura caia tanto quanto no início da semana. As tardes já ficam um pouco mais agradáveis. A atenção só deve ser tomada com relação aos ventos que se intensificam principalmente no domingo (24), sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por conta da passagem de uma fraca frente fria que não consegue provocar chuva.

 

Semana vai começar com temporais no Sul

 

A partir da segunda-feira (25) o tempo começa a mudar sobre a Campanha Gaúcha e nas áreas do Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai. Isso se deve ao deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica que vai se intensificar na terça-feira (26) e dar origem a uma frente fria que espalha os temporais também pelo oeste de Santa Catarina e do Paraná.

 

Clique no mapa e acompanhe a tendência de chuva para todo o Brasil

 

Há risco para pancadas de chuva forte acompanhadas por raios e rajadas de vento forte. Os volumes acumulados podem provocar alguns alagamentos.