Média de chuva em Boa Vista é superada

23/07/2016 às 14:56
por Michele Fernandes

Oferecimento
Previsão de mais chuva para os próximos dias

Enquanto boa parte do País está sendo marcado por tempo seco, com temperaturas muito elevadas durante a tarde e umidade do ar baixa durante as horas mais quentes do dia, que por sua vez vêm contribuindo para o aumento no número de focos de queimadas e no declínio da qualidade do ar, áreas mais ao norte da Região Norte estão recebendo muita chuva neste mês de Julho.

 

A partir de Maio, em decorrência do deslocamento mais para norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a chuva também migra para as áreas mais extremas da Região. Em Maio os maiores acumulados se chuva são observados no norte do Amazonas, do Pará, no Amapá e no sul de Roraima. Já entre Junho e Junho, os maiores acumulados de chuva ocorrem sobre áreas do extremo norte do Amazonas e sobre o estado de Roraima.

 

No início da última semana, os acumulados em Boa Vista já estavam em torno dos 240mm. A média para o mês de Julho é de aproximadamente 268 mm. Como a chuva foi frequente e volumosa durante esta semana, até a última sexta-feira (22/07), os acumulados já haviam chegado a 322,6mm, ultrapassando, desta forma, em 16% a média Climatológica.

 

A previsão ainda é de mais chuva para os próximos dias, como é possível verificar no mapa a seguir:

 

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

25°
min

34°
max

15mm / 67%