Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O que vem por aí...

24/07/2016 às 17:10
por Vitor Kratz

Uma grande massa de ar seco, associada a um sistema de Alta Pressão, persiste sobre o país ao longo da semana. Apenas no Sul, uma frente fria avança e deixa o tempo instável. Na costa do Nordeste, instabilidades vindas do mar provocam chuva passageira e no norte da região Norte, onde o tempo abafado e a ZCIT deixam o tempo instável.

 

Região Sul

Um sistema de Baixa Pressão e uma nova frente fria em formação começa a mudar o tempo sobre a região. Nesta segunda-feira, apenas no centro-sul e no oeste do Rio Grande do Sul há previsão de chuva com risco de temporais e vento moderado a forte. Nas demais áreas, a massa de ar seco predomina com mais intensidade. O dia começa com temperaturas mais baixas e com possibilidade de mais um dia com formação de nevoeiro pela manhã na faixa leste do Paraná e de Santa Catarina. O sol ganha força ao longo do dia e a temperatura sobe, chegando aos 24°C em Porto Alegre, no RS, por exemplo.

Nos próximos dias, a frente fria avança e provoca chuva com risco de temporais em toda a Região. A partir da quarta-feira, uma massa de ar polar começa a avançar sobre o Sul e provoca queda de temperatura e a semana acaba com geada pelo interior. 

 

Região Centro-Oeste

A grande massa de ar seco continua atuando mais forte na região. O sol já predomina logo ao amanhecer e a temperatura sobe rapidamente até a tarde. Faz calor também em todo o Centro-Oeste. A temperatura chega aos 37°C em Cuiabá. A umidade relativa do ar fica baixa à tarde, podendo entrar em estado de alerta, com índices entre 12 e 20%. 

Nova onda de frio provocam queda de temperatura em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso a partir da quarta-feira e a semana termina com formação de nevoeiro e fria ao amanhecer nessas regiões.

 

Região Sudeste

Infiltração marítima ainda favorece a formação de muitas nuvens no norte do Espírito Santo, com previsão de chuva isolada. Nas demais áreas, a massa de ar seco também predomina e garante mais um dia de tempo mais firme. Na faixa leste do Sudeste, possibilidade de formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. Em áreas de divisa com o Centro-Oeste, a umidade relativa do ar fica muito baixa à tarde. A temperatura chega aos 26°C e aos 30°C à tarde em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. 

Uma nova frente fria começa a mudar o tempo em São Paulo na quarta-feira, com chuva no sul e no leste e aumento da nebulosidade no sul do Rio de Janeiro.

A semana termina chuvosa e fria em todo o leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul e no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Pelo interior, o tempo não muda muito.

 

Região Nordeste

O vento sopra do mar com moderada intensidade facilita a formação de muitas nuvens até o sertão nordestino e provoca pancadas de chuva em toda a costa da Região, com até moderada intensidade na BA e no MA. Rajadas de vento sopram com até moderada intensidade no Nordeste entre o final da manhã e o início da noite. O sol predomina no interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará e no oeste da Bahia,  onde a umidade relativa do ar fica mais baixa à tarde. Em Teresina, no Piauí, a temperatura chega aos 36°C à tarde.

 

Região Norte

O predomínio é de sol e calor em grande parte do Norte. Apenas no extremo norte do Amazonas, em Roraima e na costa do Amapá, a temperatura fica mais amena por causa da nebulosidade e de chuva ao longo do dia. O tempo fica firme e não chove no leste do Acre, em Rondônia, no Tocantins, no sul do Amazonas e no centro-sul do Pará. Nas demais áreas, temporais isolados a qualquer hora. O ar seco que predomina no sul da Região, deixa a umidade relativa do ar baixa em Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins. 

Nada muda em relação à previsão do tempo para a Região Norte ao longo da semana. 

 

O mapa abaixo mostra o acumulado de chuva previsto para a próxima semana, onde a chuva se concentra no Sul, na costa do Sudeste e do Nordeste e no norte do Norte.

 

O mar se agita nos próximos dias:

Ciclone Extratropical, associado a frente fria, provoca elevação no mar na costa do Sul e do Sudeste a partir da quarta-feira. E deixa o mar muito agitado, com risco de ressaca. 

publicidade
publicidade

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

36°
max

7mm / 75%

São Paulo - SP

15°
min

27°
max

0mm / 0%