MT lidera ranking de calor e queimadas no BR

25/07/2016 às 13:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Focos de fogo aumentaram 44% em relação ao ano passado

O estado de Mato Grosso chega ao fim de julho destacando-se por causa do calor e das queimadas.

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, Cuiabá, a capital de Mato Grosso, foi a cidade mais quente no Brasil no domingo, 24 de julho. A temperatura máxima chegou aos 37,8°C. Das dez cidades mais quentes no Brasil neste domingo, quatro eram em Mato Grosso.

 

Na imagem de satélite colorizada, o tom de marrom indica calor e uma situação de pouca ou nenhuma nebulosidade.

 

 

 

O monitoramento de focos de fogo feito regularmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicava que Mato Grosso é o estado que tem maior número de focos em julho. Em 24 dias foram contabilizados 1088 focos. Na contabilidade total de 2016, de 1 de janeiro a 24 de julho, Mato Grosso tem 8898 focos de fogo e também está no topo do ranking nacional. O número de focos observados neste período está 44% maior do que no mesmo período em 2015.

 

 

 

Se depender das condições meteorológicas, Mato Grosso vai continuar quente e seco por mais alguns dias. A chance de ocorrer alguma chuva nos próximos dez dias é muito remota.

Em relação à temperatura, Cuiabá e áreas a oeste e sul do Mato Grosso devem receber uma breve lufada de ar polar a partir de quarta-feira, mas que servirá apenas para refrescar, para baixar a temperatura em alguns graus, mesmo assim, os termômetros vão continuar acima dos 30°C.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%