Frente fria passa seca por SP

27/07/2016 às 11:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar e ventos moderados se espalham pelo estado

 

Uma frente fria avançou sobre o estado de São Paulo na manhã desta quarta-feira, mas muita gente vai ficar procurando as nuvens e a chuva e não vai achar.

As imagens de satélite da manhã desta quarta-feira mostravam apenas algumas poucas nuvens (manchas amareladas) sobre o interior do estado, mas que não eram nuvens de chuva. As nuvens carregadas (manchas verdes azuladas) aparecem sobre o oceano.

 

 

Como já era esperado, as áreas de instabilidade desta frente fria provocaram chuva principalmente sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas depois enfraqueceram muito no continente. O ar seco que vem predominando sobre a maior parte do Brasil dificulta o crescimento de grandes de nuvens também sobre São Paulo.

 

Aumento de nuvens no leste de SP

Assim, apesar da presença de nuvens sobre o estado de São Paulo, não há expectativa de chuva. Porém, no decorrer do dia, ventos marítimos devem trazer um pouco de umidade para o leste do estado estimulando a formação de nuvens baixas. Há uma possibilidade de garoa à noite no litoral e em algumas áreas da Grande São Paulo.

 

Fique atento: mar muito agitado e ressaca são esperados a partir desta quinta-feira

 

Ventos moderados

O estado de São Paulo tem ventos e rajadas moderadas nesta quarta-feira, com velocidade de até 70 km/h. No litoral, os ventos são provocados pelo deslocamento de um grande ciclone extratropical que está ao largo do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Mas pelo interior de São Paulo, os ventos são da nova massa de ar polar que está se espalhando pelo interior da Região Sul e já estão entrando também em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

A queda da temperatura nesta quarta-feira será pequena, mas a partir desta quinta-feira o ar polar chega moderado a São Paulo. Na Grande São Paulo, a sensação de frio aumenta nesta quinta-feira e a sexta-feira será com frio e céu nublado o dia todo.

 

 

 

No Clima de Viagem: 5 castelos dos sonhos

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%