Temperatura caiu 9°C em 24h em São Paulo

27/07/2016 às 20:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/07/2016 às 10:36

Oferecimento
Sensação térmica fica abaixo dos 10°C à noite

 

O ar polar entrou com força sobre São Paulo e fez a temperatura despencar nas últimas 24 horas. O ar começou a esfriar na noite de ontem e a sensação térmica por volta das 20 horas já era de menos de 10°C em algumas áreas da cidade.

A diferença na temperatura também podia ser sentida na manhã desta quinta-feira. Por volta das 10 horas, mesmo com o sol ainda aparecendo forte, a temperatura estava em torno dos 15°C na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, e também no Campo de Marte, na zona norte. Ontem, no mesmo horário, a temperatura estava em 24°C. A queda foi de 9°C em 24 horas.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 10,5°C nesta quinta-feira no Mirante de Santana, na zona norte da capital, cerca de 7°C abaixo da mínima de ontem.

 

Mais umidade e garoa

A nebulosidade aumenta no decorrer do dia por toda da a Grande São Paulo e durante a tarde, o sol já não estará aparecendo forte como de manhã. Os ventos marítimos que hoje sopram constantes sobre o estado de São Paulo trazem muita umidade para a Grande São Paulo no decorrer do dia. Durante a noite, o ar já estará bastante úmido e algumas áreas da capital e da Grande São Paulo poderão ter garoa.

 

Garoa e frio na sexta

A semana que começou quente e seca termina fria e úmida. Na sexta-feira, os ventos marítimos provocados por esta nova massa de ar polar vão entrar com mais força sobre São Paulo trazendo ainda mais umidade para a Grande São Paulo. Por isto, a sexta-feira será com mais nuvens, maior chance de garoa e também maior sensação de frio. Mas para o fim de semana, a previsão é que o sol reapareça, mas o ar polar ainda estará presente e não vai deixar esquentar muito.

 

 

 

 

Atenção: o mar está sobe muito nesta quinta-feira e há risco de ressaca nas praias. O litoral paulista tem muitas nuvens e frio até a sexta-feira, sempre com o mar muito agitado. Veja a previsão para Santos.

 

Entenda porque a temperatura caiu bruscamente na tarde de 27/07/2016

Quem andava pelas ruas da cidade de São Paulo na tarde de 27 de julho sentiu a brusca queda da temperatura que ocorreu por volta das 15 horas. A rápida mudança, do calor para o frio, foi provocada pela virada na direção dos ventos. Durante toda a manhã e até o meio da tarde, São Paulo tinha sol forte e ventos quentes, das direções entre norte e noroeste. A partir das 15 horas, o vento frio polar da direção sul entrou moderado sobre a cidade e fez a temperatura despencar.

Veja como esta mudança ocorreu no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. O dia amanheceu quente, com cerca de 19°C. Com o sol e o vento quente, a temperatura subiu rapidamente e alcançou a marca dos 26°C já por volta das 9 horas da manhã e manteve este valor até 14 horas. Quando vento polar entrou na região de Congonhas, a temperatura caiu 4 graus em apenas 1 hora e continuou em declínio. No fim da tarde, a sensação já era de frio, com temperatura de 15°C. A sensação térmica às 19 horas era de apenas 9°C.

 

 

 

No Campo de Marte, na zona norte da cidade de São Paulo, a temperatura se comportou de maneira semelhante. De tarde fez calor de até 28°C com o sol forte e o vento quente. A entrada do vento frio polar também ocorreu por volta das 15 horas e por volta das 18 horas, a temperatura já era de 15°C. A sensação térmica às 19 horas era de 11°C.

 

Mínima invertida

Nesta quarta-feira, a região da Grande São Paulo sentiu o efeito da entrada do ar polar durante a tarde fazendo a temperatura cair rapidamente. A sensação térmica foi do calor para o frio em pouco mais de 1 hora.

A temperatura mínima do dia 27 de julho ocorreu durante a noite, depois das 18 horas, e não no começo da manhã como se observa quase todos os dias. Esta é a situação que os meteorologistas chamam de "temperatura mínima invertida".

Nos próximos dias, a temperatura volta a ter o comportamento usual. A menor temperatura do dia deve ocorrer entre o fim da madrugada e o começo da manhã e maior temperatura até o meio da tarde. A sensação de frio predomina à noite e no começo da manhã pelo menos até o domingo, 31 de julho.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%