Sul esfria mais e volta gear nesta quinta

27/07/2016 às 15:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Porto Alegre e Curitiba podem ter geada

O ar frio de uma nova massa de ar polar começou a influenciar a Região Sul do Brasil nesta quarta-feira causando nova queda da temperatura. A serra de Santa Catarina voltou a registrar temperatura abaixo de zero. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 0,9°C negativos em Bom Jardim da Serra, na estação do Morro da Igreja, e o Epagri-Ciram* registrou 0,6°C negativos em Urupema.

 

 

 

Os ventos moderados provocados por um ciclone extratropical aumentavam a sensação de frio. Por volta das 14 horas, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura superava os 20°C apenas em algumas áreas do litoral, no Vale do Itajaí (SC) e no centro-norte do Paraná.

 

Qual a cidade mais fria no Brasil agora?

 

Mais frio e geada nesta quinta

Nesta quinta-feira, 28 de julho, o ar polar entra com mais força sobre o Sul baixando ainda mais a temperatura, que poderá ficar abaixo de zero em alguns locais dos três estados. As menores temperaturas devem ficar entre -3°C e -6°C. Com o frio intenso, a diminuição do vento e da nebulosidade, a geada volta a se formar. Mas desta vez, a geada deve ocorrer de forma generalizada sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Volta a gear na Grande Porto Alegre. No Paraná, só deve gear no sul do estado. A região da Grande Curitiba poderá ter alguma geada também. As outras regiões do Paraná também vão esfriar, mas não devem registrar o fenômeno desta vez.

 

Durante a sexta-feira ainda pode gear em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nas no fim de semana não deve gear em nenhum estado.

 

No Clima de Inverno: 5 receitas de sopas fáceis para fazer nos dias frios

 

Centro polar passa sobre o mar

O frio não chega com tanta força como já ocorreu com outras massas polares deste ano. O centro (região de frio mais intenso) desta nova massa polar vai passar sobre o mar. Nesta quinta-feira, o centro da massa polar avança pelo litoral da Argentina, na sexta-feira já estará próximo do litoral do Uruguai e só no fim de semana avança de vez pelo litoral do Sul e do Sudeste. Passando sobre o mar, o poder de esfriamento é menor

 

Alerta para ressaca e mar muito agitado nos próximos dias

 

* - Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%