Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nova frente fria chega ao RJ

01/08/2016 às 10:44
por Josélia Pegorim

Sol forte, calor agradável e céu quase todo azul marcam a segunda-feira na cidade do Rio de Janeiro. Cariocas e os turistas que lotam a cidade vão poder aproveitar a boa visibilidade horizontal no decorrer do dia, sem névoa, permitindo uma ótima apreciação das belas vistas da cidade, a partir de pontos turísticos elevados.

 

Na imagem de satélite, o tom preto indica pouca ou nenhuma nebulosidade e predomina sobre o estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio.

 

 

Frente fria

As condições do tempo no Rio mudam nesta terça-feira por causa da passagem de uma frente fria. É uma frente fria fraca, mas que vai fazer a umidade e a nebulosidade aumentar. Os ventos marítimos ganham força novamente e vão injetar muita umidade sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Durante esta terça-feira, o sol ainda aparece apesar do aumento da nebulosidade, mas na quarta-feira, o tempo úmido, com céu nublado e até garoa. A falta do sol e a presença de um pouco de ar polar fazem a temperatura baixar novamente, mas não há previsão de frio intenso.

A quinta-feira ainda será úmida e com muitas nuvens no Rio.

 

 

Festa de abertura dos Jogos Olímpicos

A passagem desta nova frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro esta semana não vai comprometer o tempo na sexta-feira, 5 de agosto, dia da festa de abertura dos Jogos Olímpicos.

Até lá, os ventos mudam de direção e a infiltração de umidade marítima enfraquece. A expectativa é que o tempo fique firme o dia todo, com predomínio de sol desde cedo e algumas nuvens, mas sem risco de chuva. O tempo fica firme também durante noite.

A sexta-feira deve ser um dia com temperatura agradável no Rio de Janeiro, com sensação de um pouco de frio no começo da manhã e durante a noite. Os ventos devem soprar fracos a moderados.

 

Agitação marítima diminui 

O forte swell que provocou ressaca nas praias do Rio de Janeiro no fim de semana já se afastou do Sudeste. As ondas já estão diminuindo e devem baixar para alturas em torno de 1,0m até a quinta-feira, 4 de agosto. Mas no dia 5, quando se realiza a festa de abertura das olimpíadas, o mar sobe novamente. As ondas poderão voltar para marcas em torno de 2,0m, mas não há expectativa de ressaca.