Fim de semana com chuva no Sul

05/08/2016 às 15:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/08/2016 às 15:21

Oferecimento
Frente fria avança sobre a Região

Uma nova frente avança sobre o Sul do Brasil no fim de semana e causa uma grande mudança no tempo. Nuvens carregadas voltam a se formar e provocam pancadas de chuva com raios nos três estados.

Neste sábado, a chuva se concentra sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Chove na maior parte do dia em muitas áreas no centro-sul gaúcho. Em Santa Catarina, as pancadas de chuva devem ocorrer só a partir da tarde. Há risco de chuva e de vento fortes nos dois estados. O Paraná terá rajadas de vento moderadas a fortes, mas não deve chover.

No domingo, a chuva diminui no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul e a sensação de frio aumenta. Já em Santa Catarina, o tempo fica instável, com chuva em grande parte do dia e pode chover forte. Nuvens carregadas se espalham sobre o Paraná e todo o estado deve ter pancadas de chuva no decorrer do domingo. Pode chover e ventar forte em alguns locais.

 

O mapa mostra a estimativa da chuva para o Sul do Brasil para cinco dias

 

 

Queda da temperatura

Com a chuva, o aumento da nebulosidade e a entrada de ar polar, a temperatura cai no Sul do Brasil durante o fim de semana. Os gaúchos começam a sentir a queda da temperatura neste sábado, mas em Santa Catarina e no Paraná, só começa a esfriar no domingo.

 

Reforço do ar polar

Uma segunda frente fria vai avançar sobre o Sul do Brasil durante o fim de semana, mas sem provocar chuva. Porém, a massa de ar polar que vem com esta frente fria tem moderada a forte intensidade e vai fazer o Sul do Brasil ficar com temperatura baixa durante toda a semana até pelo menos o dia 13 de agosto.