Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria se aproxima do RJ

06/08/2016 às 14:05
por Michele Fernandes

Atualizado 07/08/2016 às 10:18

A última semana foi marcada por tempo mais fechado e temperatura baixa na cidade do Rio de Janeiro, mas na sexta-feira a massa de ar seco ganhou força e garantiu um dia ensolarado e com temperatura elevada em todo o Estado.

O fim de semana começou com bastante sol, calor e temperatura em rápida elevação; a manhã do sábado já terminava com temperatura acima dos 30°C e durante a tarde ainda esquentou mais, com a máxima na capital fluminense chegando a aproximadamente 35 °C. Além do calorão, a umidade relativa do ar voltou a cair e os índice se aproximou dos 30%, caracterizando estado de atenção.

Neste domingo, por outro lado, uma frente fria chega ao Sudeste e seu avanço sobre a Região será notado logo cedo na cidade do Rio de Janeiro, pois haverá uma intensificação dos ventos. Há expectativa de rajadas de vento moderadas, com velocidade variando entre 40 e 70 km/h. Ainda assim, durante a maior parte do do dia, o sol vai brilhar forte na cidade do Rio e a temperatura continuará elevada, com máxima de 34 °C à tarde. Além da temperatura elevada e da umidade baixa à tarde, a qualidade do ar piora; de acordo com a Aria Techonologies e Aria do Brasil, a qualidade do ar ficará regular neste domingo.

No final do dia, os ventos vão mudar de direção com a chegada do sistema frontal, provocando aumento de umidade e nebulosidade na cidade do Rio de Janeiro. Apesar das nuvens, não há expectativa de chuva. Além disso, a partir de segunda-feira, a qualidade do ar volta a melhorar na região metropolitana.