Ar polar alivia o calor no Rio de Janeiro

07/08/2016 às 22:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana promete frente fria e chuva

As fortes rajadas de vento das direções sudoeste/sul que ocorreram na manhã do domingo, 7 de agosto, no Rio de Janeiro foram provocadas pela chegada de uma frente fria. Embora já estava prevista, a brusca mudança na direção do vento, do quadrante norte para o quadrante sul, que é característica da chegada da frente fria, ocorreu antes do esperado.

Por causa do vento forte, as primeiras provas de remo das Olimpíadas Rio 2016 foram canceladas, grades de proteção foram derrubadas no Parque Olímpico e placas de propaganda foram derrubadas.

Os diversos aeroportos espalhados pela cidade do Rio registraram as fortes rajadas de vento das direções sudoeste e sul a partir das 10 horas do domingo e que variaram de 46 km/h a 72 km/h.

Os ventos de sudoeste e sul, que são frios e indicam a chegada do ar polar da frente fria, sopram do mar para o continente. O vento do quadrante norte é quente e sopra do continente pra o mar.

O gráfico mostra a velocidade das maiores rajadas e a hora em que ocorreram, em cada aeroporto do Rio De Janeiro, na manhã de 7 de agosto de 2016.

 

 

Segunda-feira com temperatura amena

Nesta segunda-feira, os ventos enfraquecem e não vão causar mais transtornos. A previsão é de ventos das direções sul a sudeste, com velocidades máximas de 30 km/h a 40 km/h.

Depois de um fim de semana com sol forte e calor acima dos 30°C, a temperatura tem forte queda nesta segunda-feira. A presença de ar polar e de muitas nuvens vão manter a temperatura amena no Rio durante o dia e à noite. Para os atletas que disputam provas ao ar livre, será um dia menos desgastante sem o calor intenso e sem o sol forte do fim de semana. Mas para o público, enfrentando as filas e as áreas abertas das arquibancadas, a sensação será até de um pouco de frio em várias horas. Não vai dar para usar as roupas leves do fim de semana. Algum agasalho será necessário para passar o dia todo fora de casa.

Mais umidade

Os ventos marítimos predominam sobre o Rio de Janeiro nesta segunda-feira e espalham o ar úmido por toda a cidade. A presença de muitas nuvens diminui a radiação solar e há possibilidade de chuviscos pela manhã. O sol deve aparecer à tarde entre muitas nuvens. A noite também deve ser com muitas nuvens.

O aumento do nível de umidade do ar e da nebulosidade são fatores que diminuem o desgaste dos atletas.

Ondas

Nesta segunda-feira começam as provas de vela na Marina da Glória, zona sul carioca. Apesar dos ventos fortes do domingo, o mar não ficou agitado. A previsão é de ondas de 0,5m a 1,0m, com ondulação de sul para sudeste.

Confira os fatores meteorológicos que mais influenciam as modalidades ao ar livre que ocorrem nesta segunda-feira, 8 de agosto.

 

 

Na terça-feira pela manhã, os ventos sopram fracos a moderados, com até 20 km/h. Mas durante tarde e principalmente à noite, o vento das direções sul e sudoeste poderão ganhar força novamente por causa da tendência de formação de uma área de baixa pressão no mar, perto do litoral do Rio de Janeiro. Isto vai mexer um pouco com o mar e elevar as ondas, mas não há risco de ressaca.

No Clima de Viagem: conheça algumas praias do Rio de Janeiro de tirar o fôlego!

 

Nova frente fria e mais vento

Mas o vento voltará a ser problema nas Olimpíadas Rio 2016 nos dias 10 e 11 de agosto, quarta e quinta-feira. A baixa pressão que se forma no litoral do Rio de Janeiro e a chegada de outra frente fria, moderada a forte, vão acelerar o vento das direções sul e sudoeste. Estas direções são as que têm maior impacto na cidade do Rio, pois são os ventos marítimos mais frontais.

Nos dias 10 e 11 de agosto, o vento de sul e sudoeste devem soprar constantes, moderados, de 10 km/h a 30 km/h, com rajadas fortes que podem alcançar de 40 km/h a 60 km/h.

A passagem desta nova frente fria pelo Rio de Janeiro traz chuva para os dias 10 e 11 de agosto e sua massa de ar polar moderada a forte, vai manter a temperatura baixa no Rio a partir de quarta-feira e até o fim desta semana.

 

No Clima de Viagem: um tour pelos locais turísticos das Olimpíadas

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%