Recorde de calor em Cuiabá

07/08/2016 às 22:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Vento frio entra na região nesta terça

A tarde do domingo, 7 de agosto, foi a mais quente deste ano até agora em Cuiabá. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 40,0°C na capital de Mato Grosso, superando o recorde de calor anterior que era 38,9°C no dia 7 de abril.

Esta foi a primeira vez que Cuiabá alcançou o dígito de 40°C este ano. Em agosto de 2015, a temperatura chegou aos 40°C no fim do mês. No dia 30, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,6°C.

 Ar polar

Uma nova massa de ar polar chega a moderada a forte ao centro-sul do Brasil esta semana e um pouco deste ar frio vai passar pela região de Cuiabá. A previsão é que os ventos frios desta massa polar cheguem ao sul de Mato Grosso durante a terça-feira, 9 de agosto. O calor vai diminuir em Cuiabá com a entrada do ar polar.

A umidade e a nebulosidade vão aumentar bastante sobre o oeste e sul de Mato Grosso a partir da terça-feira, 9 de agosto, mas não há expectativa de chuva.

Confira a previsão para a Região Centro-Oeste para esta semana. Há previsão de chuva para o Mato Grosso do Sul.

Seca

Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva em Cuiabá ocorreu entre os dias 2 e 3 de junho deixando um acumulado de aproximadamente 7 mm.

Em abril, a chuva ficou próxima da média normal para o mês. Mas em maio, pela medição do INMET, choveu menos de 2,0 mm, em junho cerca de 7,0 mm e em julho não choveu.

O período de maio a setembro normalmente é de seca na região de Cuiabá e eventos de chuva volumosa são raros. Porém, tem feito mais calor do que o normal.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

8mm / 80%