Sul e Sudeste podem ter geada nesta sexta

11/08/2016 às 14:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/08/2016 às 14:18

Oferecimento
Temperatura fica abaixo de zero

A nova massa de ar polar que se espalhou sobre o Brasil nas últimas 48 horas causou queda da temperatura no Sul, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até do Norte do Brasil.

O frio intenso nesta quinta-feira foi observado nos estados do Sul, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio De Janeiro. A menor temperatura no Brasil foi de 1,6°C abaixo de zero e ocorreu em Ponte Serrada, em Santa Catarina, de acordo com o Epagri/Ciram (SC).

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram , 12 cidades brasileiras registraram temperaturas abaixo de zero em 11 de agosto de 2016. O frio intenso provocou a formação de geada.

 

Frio e mais geada

Temperaturas abaixo zero e geada devem voltar a ocorrer nesta sexta-feira em áreas do Sul do Brasil. Na Região Sudeste, o amanhecer também será bastante frio especialmente nas áreas serranas onde também pode gear

Nesta sexta-feira, o centro (região mais fria) da massa de ar polar fica sobre o leste da Região Sul nesta sexta-feira e nesta posição estará mais próximo da Região Sudeste fazendo com que o ar frio se espalhe mais sobre o Sudeste.

Para o sábado, já há uma tendência de aquecimento no Sul e no Sudeste, mas a noite e o amanhecer ainda serão frios. Ainda há possibilidade de geada em algumas áreas do Sul.

Durante o domingo, o ar polar enfraquece sua atuação sobre o interior do Brasil e o frio diminui.

Região de Joaçaba teve geada no dia 10 de agosto de 2016. Segundo o Inmet, a temperatura mínima no dia 11 foi de 0,7°C.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%