Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ciclone extratropical ainda influencia o Rio de Janeiro

12/08/2016 às 10:42
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/08/2016 às 12:10

Um ciclone extratropical que já está em alto-mar ainda influencia o Rio de Janeiro nesta sexta-feira.

 Além da nebulosidade que avança do mar e chega ao continente, este ciclone vem sendo responsável pelas fortes rajadas de vento que ocorrem desde quarta-feira no Rio de Janeiro

A frequência e a intensidade das rajadas diminuíram em relação à quarta-feira, 10 de agosto, quando chegaram aos 75 km/h, mas na madrugada e manhã desta sexta-feira, rajadas de 48 km/h a 63 km/h foram registradas pela estação meteorológica localizada no Forte e Copacabana, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A mais intensa, de 63 km/h, ocorreu às 2 horas da madrugada.

 

Chuva fraca

A chuva fraca que voltou a ocorrer em algumas áreas do Rio de Janeiro desde a noite da quinta-feira, 11, é provocada por algumas bandas de nuvens baixas do ciclone extratropical que ainda estão próximas da costa fluminense.

No decorrer desta sexta-feira, mesmo com estas nuvens, o Rio poderá terá momentos com sol, mas a nebulosidade não se dissipa completamente. Não há risco de raios e nem de temporal.

Ar polar

O Rio de Janeiro também sente a influência de uma massa de ar frio, de origem polar, que chegou na última quarta-feira derrubando a temperatura. A combinação de muita nebulosidade, dos ventos e da chuva fraca, faz com que o Rio de Janeiro continue com temperatura amena. A sensação é de um pouco de frio.

Confira as condições meteorológicas que mais influenciam as modalidades que ocorrem ao ar livre nas Olimpíadas em 12 de agosto.

 

 

 

Sol no fim de semana

O ciclone se afasta cada vez mais para alto-mar e a previsão é de que suas bandas de nuvens também se afastem da costa da Região Sudeste e não tenham mais influência no Rio de Janeiro no fim de semana.

A previsão é que o sol apareça neste sábado, com alguma nebulosidade, mas sem previsão de chuva. Há possibilidade de nevoeiro no começo da manhã. O domingo também será com predomínio de sol.

O ar polar ainda vai influenciar o Rio de Janeiro no fim de semana, mantendo a temperatura baixa à noite e ao amanhecer. Mas com a volta do sol forte, a temperatura terá rápida elevação durante o dia e a sensação de calor vai predominar em grande parte do dia.