Chuva em Brasília em agosto

15/08/2016 às 00:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
MT, GO e MS podem ter chuva esta semana

A região do Distrito Federal e várias áreas de Goiás passaram um fim de semana diferente. Fez muito calor e o sol apareceu forte como de costume. A diferença estava no céu que se encheu de nuvens, algumas carregadas e escuras que provocaram chuva! Chover em agosto na região de Brasília é coisa rara. Pode ocorrer, mas não em todos os anos.

As fotos das nuvens escuras e da chuva provam a transformação do tempo.

 

 

 

 

No fim de semana, choveu no sábado e no domingo, mas em poucas áreas da de Brasília e nas proximidades do Distrito Federal. No domingo, deu uma bela pancada no local onde o Instituto Nacional de Meteorologia tem uma estação meteorológica que registrou a chuva. Foram 8,4 mm entre 14 e 15 horas. Para os padrões de agosto em Brasília foi um chuvão! Em 1 hora choveu mais da metade da média para o mês que é de aproximadamente 13 mm.

 

Aumento de umidade

O grande aumento da nebulosidade e a chuva foram efeito da recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil que provocou uma mudança na circulação dos ventos no interior do país. Calor já tinha até demais na região de Goiás e do Distrito Federal, como em todo o Centro-Oeste, mas faltava umidade no ar. A umidade aumentou com a mudança na direção dos ventos. Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33% de umidade no ar às 15 horas do sábado e 69% no mesmo horário no domingo.

A semana segue com calor e formação de nuvens, mas a chance de voltar a chover é baixa. Porém, várias áreas de Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Mato Grosso poderão ter pancadas de chuva nos próximos dias.

Confira a previsão da semana para a Região Centro-Oeste.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

20°
min

27°
max

5mm / 90%