Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte no RS

28/08/2016 às 15:12
por Bianca Lobo

Áreas de instabilidade associadas à um sistema de baixa pressão e a uma frente fria no mar favoreceram a formação de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul desde a madrugada de domingo. O oeste do Estado era até a tarde de domingo a região que registrava os maiores acumulados de chuva entre as 04h00 e as 14h00 segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Na estação automática de Uruguaiana foram acumulados 54,8 mm de chuva e na estação de Quaraí foram acumulados 48,2 mm. A chuva acumulada em Uruguaiana corresponde a aproximadamente 56% da média climatológica de chuva para a região para o mês de agosto, que é de 97,0 mm.

 

E a chuva apenas começou a acontecer no Sul do país. Até terça-feira a formação de um novo sistema de baixa pressão no interior do continente e a passagem de uma nova frente fria deverão manter as condições favoráveis à ocorrência de chuva forte na Região. Na segunda-feira o risco para temporais é elevado para o sul e oeste do Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná e de Santa Catarina. Na terça-feira a chuva mais intensa deve se concentrar no Paraná e no centro-leste de SC.

 

Na animação a seguir é possível observar o volume de chuva previsto pelo modelo meteorológico para os próximos dias na Região.