Hermine deixa sudeste dos EUA em alerta

02/09/2016 às 14:37
por Redação

Atualizado 02/09/2016 às 15:33

Oferecimento
Há chance de tornado

O furacão Hermine chegou a Flórida na madrugada desta sexta-feira (2) tocando o continente próximo a Saint Marks com ventos sustentados de 130 km/h. O sistema ganhou força nas águas quentes do Golfo do México e se transformou em furacão. Agora, Hermine enfraqueceu e novamente é uma tempestade tropical. O centro da tempestade durante a manhã estava localizado no sul da Geórgia, com ventos de 111km/h. 


  Crédito: NOAA


Segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Hermine se deslocará rapidamente pelo continente, mas mesmo enfraquecido ainda provoca muita chuva e ventos fortes. Na tarde e noite desta sexta-feira, a tormenta segue em direção ao extremo sul da Carolina do Sul, com ventos sustentados de 92km/h, e na madrugada de sábado já avança para a Carolina do Norte, saindo depois do continente para o mar.  
 
Sequência das imagens do satélite GOES-13 do canal do Infravermelho. (Fonte: NOAA)

A chuva se espalha por grandes área e são esperados acumulados entre 120mm e 250 mm sobre o sudeste dos Estados Unidos, desde o nordeste da Flórida, passando pelo sul e leste da Geórgia, Carolina do Sul e leste da Carolina do Norte. Segundo o NHC, em alguns pontos, o acumulado de chuva pode chegar até 380 mm. O alerta é para o risco de inundações.

Enquanto Hermine se desloca pelas Carolinas do Sul e do Norte também há o risco para a formação de tornados sobre o leste destes estados. A imagem do radar mostra a área com a possibilidade de tornado nas próximas horas.

  
Imagem de radar (NOAA) com a área da possibilidade de tornado, essa previsão é válida até às 17 horas, no horário de Brasília
 
No sábado (3), o centro do sistema vai se deslocar para o mar, no entanto, estas áreas ainda devem ficar atentas para avisos e alertas do serviço local de meteorologia pois, sobre o oceano, Hermine ainda deve influenciar principalmente as áreas costeiras. 

Acompanhe a trajetória de Hermine:



 
 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

15mm / 90%