Ciclone extratropical deixa Sul em alerta

13/09/2016 às 10:45
por Maria Clara Machado

Atualizado 13/09/2016 às 11:18

Oferecimento
Ventos passam dos 80 km/h

Um grande ciclone extratropical ao largo da costa do Uruguai já virou o tempo no Rio Grande do Sul espalhando chuva e provocando ventos fortes. Algumas rajadas já passaram dos 80 km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e dos 60 km/h no Paraná. Nas serras o vento é ainda mais intenso e as rajadas já atingiram os 159 km/h na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina.  


Confira as maiores rajadas de vento observadas no Sul até às 11 horas da manhã, segundo dados do INMET:


A Climatempo alerta para ventania em todo Sul do país, que pode provocar estragos, como destelhamento de casas. As condições meteorológica são propícias à rajadas de vento entre 70 e 80 km/h durante o dia em muitas áreas da Região, inclusive nas capitais. Ventos um pouco acima dos 100 km/h ainda poderão ser observados em áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e nas serras gaúcha e catarinense. Segundo os meteorologistas, o alerta para ventos fortes continua na quarta-feira (14).

O ciclone extratropical associado a nova frente fria terá deslocamento rápido. Há risco de temporais também sobre Santa Catarina e o Paraná no decorrer desta terça-feira (13). 

 Mar agitado

O ciclone extratropical também vai provocar forte agitação marítima. Nesta terça-feira, as ondas podem chegar a 2 metros no litoral do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (14), o mar sobe rapidamente com ondas entre 3 a 3,5 metros no litoral gaúcho e de 2,5 metros e 3 metros no litoral catarinense. Na quinta-feira (15), o litoral gaúcho ainda terá forte agitação marítima com ondas de 2,5 metros a 3 metros, mas diminuindo à noite. No litoral sul catarinense, a previsão é de ondas entre 3 metros a 3,5 metros até à noite.