Semana com chuvas no centro-sul do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma nova frente fria avança pela região Sul onde, desde a madruga desta segunda-feira (19), já provoca chuvas sobre o Paraná. Como esse sistema vai avançar sobre a região central do Brasil, novas pancadas de chuvas deverão ocorrer ao longo dessa semana, em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

 

Desse modo, o plantio da nova safra de soja deverá dar continuidade ou até mesmo se iniciar em diversas propriedades. Além disso, a colheita do café e da cana de açúcar deverá ser prejudicada, já que essas chuvas irão ocasionar a paralisação da mesma.

 

De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, essas mesmas chuvas vão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Outro fato que chama a atenção é que essas chuvas deverão induzir um novo florescimento do café.

 

Apesar da previsão de novas chuvas para esses próximos dias, a tendência é que as chuvas continuem bastante irregulares e até mesmo, em alguns lugares, em baixos volumes, o que poderá causar certa apreensão. Assim, todo o cuidado será pouco nesse começo de safra.