Mais calor em SP e chuva à vista

22/09/2016 às 21:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/09/2016 às 11:54

Oferecimento
Frente fria vira o tempo no fim de semana

Com o predomínio do sol, São Paulo entrou na primavera com temperatura em elevação. Os termômetros passaram dos 30°C na tarde de quinta-feira, 22, no norte e oeste do estado de São Paulo.

Nesta sexta-feira, o sol aparece forte e o calor aumenta em todas as regiões. O afastamento do ar polar e entrada de ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil vão ajudar a aquecer o ar. 

 

Chuva no norte de SP

Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde em vários locais do norte de São Paulo e na divisa com Minas Gerais. Estas regiões vão receber o ar úmido e quente que vem de áreas de instabilidade que crescem sobre parte do Norte e do Centro-Oeste do país. No sul do Estado (região do Vale do Ribeira e Litoral Sul), pode chover à noite.
Apesar da formação de nuvens nas outras regiões, não há expectativa de chuva. A Grande São Paulo tem uma sexta-feira com predomínio de sol, calor e tempo seco, mas com aumento da nebulosidade nesta tarde.

 

 

 

Rajadas vento

Por causa da aproximação de uma nova frente fria, associada a um grande ciclone extratropical, a intensidade do vento aumenta no estado nesta sexta-feira. Há condições para rajadas moderadas a fortes no decorrer do dia. Na Grande SP, as rajadas podem variar entre 40 e 60 km/h. 

 

Como será a primavera de 2016 na Região Sudeste?

 

 

 

Frente fria no fim de semana

 O primeiro fim de semana da primavera de 2016 será com mudanças no tempo por causa da passagem de uma nova frente fria. Esta frente vem associada a um grande ciclone extratropical que começa a se organizar nesta sexta-feira entre o litoral do Rio Grande do Sul e da província de Buenos Aires.

Na Grande São Paulo, o sol ainda aparece no sábado, mas as nuvens aumentam e o céu passa a ficar nublado no decorrer do dia. A temperatura diminui e há possibilidade de chuva no fim da tarde e à noite. Ainda há risco de vento forte.

No domingo, a frente fria se afasta, mas ainda teremos muita instabilidade por todo o estado de São Paulo. Assim, as condições para chuva e a quantidade de nuvens sobre o estado serão maiores do que no sábado.

Quem for participar da Virada Esportiva que acontece na cidade de São Paulo neste fim de semana deve ficar atento às mudanças no tempo. A Virada Esportiva está na décima edição e acontece entre às 8 horas deste sábado e às 18 horas de domingo. Além do aumento dos ventos e da previsão de chuva para o domingo, a temperatura também terá uma forte queda. Os eventos ao ar livre no domingo poderão ficar bastante comprometidos. 

O primeiro domingo da primavera será marcado por chuva, céu nublado e temperatura baixa em todo o sul e no leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, regiões como Campinas, Sorocaba e o vale do Paraíba.

 

Mar agitado

Quem for para o litoral poderá até contar com períodos de sol no sábado, mas o mar volta a ficar muito agitado. Houve ressaca no fim de semana passado e o fenômeno deve ocorrer novamente no domingo.

Navegantes devem ficar atentos aos avisos da Marinha do Brasil. Os comerciantes nas praias devem ter muita atenção com ventos fortes no fim de semana que poderão causar transtornos.

 

Confira o alerta para o mar muito agitado no Sul e no Sudeste no próximo fim de semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%