Granizo danifica lavouras de café no sul de MG

26/09/2016 às 21:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva volta no fim da semana

Minas Gerais foi o estado que mais sentiu o impacto da passagem de uma frente fria sobre a Região Sudeste no primeiro fim de semana da primavera. A chuva caiu forte, com muitos raios e foi motivo de alegria para muita gente, mas também deixou prejuízos por causa da ventania e do granizo.

Produtores de café da região de Boa Esperança, no Sul de Minas, começaram a semana avaliando os danos e prejuízos nas lavouras por causa da intensa chuva de granizo.

 

Em algumas áreas, a grande quantidade de pedras de gelo formou um tapete branco, parecendo neve.

 

A chuva de granizo aconteceu num momento delicado para os cafezais. Há lavouras em floração e também com formação do "chumbinho" (embrião que dará origem ao grão de café). O CaféPoint, site especializado no agronegócio do café, informou que produtoras da Mantiqueira de Minas também relataram a queda de granizo e o abortamento de flores.

As fotos a seguir foram são do engenheiro agrônomo Alysson Vilela Fagundes da Fundação Procafé de Boa Esperança.

 

 

 

 

Mais chuva

A maioria das regiões de Minas Gerais, fica sem chuva nos próximos três dias. O sol aparece com mais forte na quarta e na quinta-feira. Mas novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sudeste a partir de sexta-feira e as pancadas de chuva voltam. Não dá para descartar a chance de chuva forte no fim de semana.

 

Conheça o Agroclima: informação de relevância para o agronegócio