Matthew vira furacão no Caribe

28/09/2016 às 22:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/09/2016 às 15:59

Oferecimento
Sistema deve atingir Jamaica no domingo

A tempestade tropical Matthews se intensificou e se transformou em um furacão na tarde desta quinta-feira, 29 de setembro.

O sistema continua se deslocando sobre o mar do Caribe. As regiões de Aruba e Curaçao, ao largo da costa norte da Venezuela, começaram a sentir nesta quinta-feira fortes pancadas de chuva associadas com as áreas de instabilidade de Mattheus.

As imagens de satélite da manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, mostravam que os aglomerados de nuvens mais carregadas, com potencial para chuvas volumosas, estavam bastante próximas de toda a região entre as ilhas Montserrat e Granada.

 

 

 

 

A região costeira do extremo norte da Colômbia e a costa da Venezuela também começam a sentir o aumento dos ventos e pancadas de chuva relacionadas com o deslocamento desta tempestade tropical.

O mar do Caribe entrou deve permanecer em alerta nos próximos dias por causa desta nova tempestade tropical e poderá se tornar um furacão nesta sexta-feira, 30 de setembro.

Matthew ganhou força nas últimas 24 horas. Pela análise meteorológica do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos ( NHC, na sigla em inglês), das 18UTC de  29 de setembro de 2016 (15 horas em Brasília), os ventos constantes gerados pela tempestade tropical Matthew eram da ordem de 120 km/h, com rajadas maiores. A instabilidade se movimentava para oeste com cerca de 24 km/h. A pressão mínima era de 993 hPa.

 

A imagem de satélite mostra a situação de nebulosidade às 19h15 de 18/09/2016

 

 

A previsão do NHC é que Matthew se intensifique nas próximas 48 horas. A instabilidade deve continuar se deslocando para oeste avançando sobre o mar do Caribe. Se a previsão se confirmar, a Jamaica e o Haiti devem sentir os ventos com força de furacão no domingo. O centro do sistema poderá chegar ao sul de Cuba na terça-feira, 4 de outubro.

 

O mapa abaixo mostra a trajetória prevista para Matthew nos próximos dias. A letra H indica furacão (hurricane, em inglês).

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

4mm / 90%