Outubro começa com chuva forte

02/10/2016 às 15:59
por Bianca Lobo

Oferecimento
Em 15 dias, média de chuva para o mês pode ser superada

Durante a primavera é comum termos o retorno das chuvas para o centro-sul do Brasil, pois o fluxo de umidade da Amazônia junto com a temperatura mais elevada volta a favorecer a formação de nuvens de chuva.

 

Nos próximos dias, áreas de instabilidade associadas à sistemas de baixa pressão devem favorecer a ocorrência de chuva forte e volumosa, principalmente sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. No mapa a seguir é possível observar o acumulado de chuva previsto pelo modelo meteorológico entre os dias 03 e 17 de outubro. Como é possível observar, grandes áreas de SP, MG, ES, RJ e MT apresentam volumes de chuva previstos superiores a 100 mm. Na imagem a seguir, também vemos que áreas do sul da Bahia também apresentam volumes de chuva acumulada acima de 100 mm durante o período.

 

Figura 1 - Volume de chuva previsto para os dias entre 03 e 17 de outubro.

 

No mapa a seguir as áreas em laranja claro indicam média Climatológica entre 50 e 100 mm (figura 2). Como é possível observar, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio De Janeiro, o norte de São Paulo e o sul da Bahia apresentam esse intervalo para a média climatológica de precipitação do mês de outubro.

 

Se compararmos a previsão do acumulado de chuva para os próximos 15 dias com a média climatológica para o mês de outubro, temos que essas áreas do Sudeste e o sul da Bahia devem ultrapassar a média já nessa primeira semana de outubro. Municípios do sul de Mato Grosso e do norte de Goiás e de Mato Grosso do Sul também podem ultrapassar a média.

 

Figura 2 - Média climatológica do acumulado de chuva para o mês de outubro.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%