Chuva retorna ao Sul do Brasil

04/10/2016 às 15:55
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Risco de temporais no RS

As pancadas de chuva retornam ao Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (5) com a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina. As instabilidades tendem a crescer e se espalhar pela Região. O Rio Grande do Sul é o estado com maior risco de fortes pancadas de chuva, que poderão vir acompanhadas por raios e rajadas de vento de moderada a forte intensidade.


Santa Catarina e do Paraná também poderão ter algumas pancadas de chuva. Em Santa Catarina, em especial, a chuva aumenta na quinta-feira. O leste do estado, incluindo a região da Grande Florianópolis, deve receber grandes volumes de chuva, com potencial para causar alagamentos e outros estragos, alertam os meteorologistas da Climatempo.

 

De maneira geral, a volta das pancadas de chuva é bem vinda. A falta de umidade no solo tem prejudicado o plantio de culturas como a soja, o milho, o feijão e o arroz. Muitas áreas já sentem o efeito da estiagem e produtores precisaram suspender os trabalhos de plantio à espera de chuva mais constante e volumosa. 

O Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e hidrológico do governo de Santa Catarina  alerta para o nível abaixo do normal em 12 estações nas Bacias Hidrográfica dos Rios Itajaí, Tubarão, Cubatão do Sul, Itapocu, Antas e Araranguá e Complexo Hidrológico do Rio Jacutinga e Negro. Veja:

 

Níveis dos rios em emergência: Guatapara de Baixo, Forquilhinha, Foz do Manuel Alves, Chapadão do Lageado, Massaranduba - MDA, Orleans - Montante, São Martinho - Jusante e Foz do Rio Claudino;

 

Níveis dos rios para alerta: Canoinhas - CASAN, Rio do Pouso, Ponte R. João Susin Marini e Fazenda Rudnick; 

A chuva desses próximos dias poderá trazer acumulados perto de 50 mm para áreas do interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o que pode beneficiar não só as lavouras de plantio, mas também o aumento no nível dos rios. 

Confira os acumulados de chuva estimados para todo o Sul do Brasil até o domingo, 9 de outubro: 


Quer saber mais sobre a situação das culturas no Brasil? Acesse o canal Agroclima!

 

 

 

 

 


CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

20mm / 90%