Furacão Mattew atinge Cuba e Bahamas

04/10/2016 às 15:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Flórida sentirá a força do furacão na sexta

Furacão Mattew

A chuva intensa e a ventania do furacão Matthew continuavam sendo sentidas sobre o Haiti e na República Dominicana no começo da tarde desta terça-feira, 4 de outubro. O leste da Jamaica ainda sentia a nebulosidade e ventos, mas com menos intensidade.

As fortes chuvas, a ventania e as grandes ondas provocadas pelo furacão atingiram o Haiti causando queda de energia, enchente e deslizamentos de terra.

 

 

A parte de chuva mais intensa do furacão se move no decorrer da tarde e na noite desta terça-feira em direção ao extremo leste de Cuba, onde está base militar de Guantánamo, dos Estados Unidos, e ilhas das Bahamas.

Matthew ainda é um furacão de categoria 4 na escala Saffir Simpson, que mede a intensidade dos furacões e vai de 1 a 5, e vem mantendo esta força desde 30 de setembro. Depois de passar três dias com movimento muito lento, o furacão acelerou e segue na direção norte, indo para as Bahamas e costa leste da Flórida.

No boletim técnico do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) de 18 UTC, 15 horas em Brasília, o olho do furacão Matthew estava a 90 km da ponta do extremo leste de Cuba e a 105 km leste/sudeste da região de Guantánamo. Os ventos constantes de Matthew estavam com cerca de 230 km/h, com rajadas mais intensas. A pressão mínima da baixa pressão do furacão era de 949 hPa. A tendência de deslocamento era para norte com velocidade de 17 km/h.

 

 

 

Rumo à costa leste dos Estados Unidos

O NHC prevê que o furacão Matthew gire para noroeste no decorrer desta quarta-feira e mantenha sua força de categoria 4 pelo menos até a noite de quarta quando estará se deslocando sobre as Bahamas. Nesta situação, a costa leste da Flórida também começará a sentir a chuvarada e os ventos mais intensos de Matthew na quinta-feira.

A projeção para 48 horas indica que o furacão Matthew continue se deslocando junto à costa da Flórida até a sexta-feira. No fim de semana, ainda como furacão, mas enfraquecido, Matthew deve avançar pelo litoral da Carolina do Sul e da Carolina do Norte chegando perto de Nova Jersey e de Nova Iorque durante o domingo.

 

 

 

Tempestade tropical Nicole

Uma nova tempestade tropical surgiu no Atlântico Norte nesta terça-feira e foi batizada de Nicole.

Segundo informação do Centro Nacional de Furacão dos Estados Unidos, às 18 UTC, 15 horas em Brasília, Nicole gerava ventos constantes de 85 km/h , com rajadas maiores, e se deslocava para noroeste com cerca de 13 km/h. Seu centro de baixa pressão estava com 1005 hPa. O centro de Nicole estava a 840 km a nordeste de Porto Rico.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

8mm / 90%