Sudeste tem mais chuva

04/10/2016 às 21:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar permanece muito úmido na Região

As áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Sudeste desde a segunda-feira, 3 de outubro, provocaram chuva forte e volumosa sobre regiões de São Paulo, do Rio De Janeiro e de Minas Gerais. Minas Gerais e o Rio de Janeiro receberam os maiores volumes de chuva do Brasil entre a manhã do dia 3 e a manhã do dia 4 de outubro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

A chuva persistiu sobre muitas áreas destes estados no decorrer da tarde e noite desta terça-feira e grandes volumes de chuva voltaram a ser acumulados.

 

 

Confira a previsão para a Região Sudeste até o domingo

 

Em várias regiões de mineiras, a chuva acumulada durante os dias 3 e 4 de outubro correspondeu a pelo menos metade da média normal de chuva para todo o mês. Em Bambuí choveu cerca de 88 mm entre 9 horas do dia 3 e 9 horas do dia 4 de outubro e a média de chuva para o mês é de aproximadamente 120 mm. Em Pompéu choveu 80 mm entre 20 horas do dia 3 e 20 horas de 4 de outubro, atingindo a média de chuva para este mês.

O mapa mostra a disponibilidade de vapor de água nas camadas mais elevadas da atmosfera. Há muita umidade sobre a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o que favorece a permanência e formação das nuvens de chuva.

 

 

 

A chuva chegou ao Espírito Santo nesta terça-feira e ganha força nas próximas 48 horas. A queda pressão atmosférica mais acentuada no litoral do Espírito Santo vai ajudar a intensificar as áreas de instabilidade em alguns locais. Confira a explicação da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%