Riscco de tremporal em SP nesta noite

05/10/2016 às 22:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/10/2016 às 17:38

Oferecimento
Vale do Ribeira e litoral sul terão muita chuva

Uma área de baixa pressão atmosférica se desloca do Sul do Brasil para o litoral de São Paulo e induz a formação de nuvens carregadas e de rajadas de vento moderadas a fortes também sobre várias áreas do estado de São Paulo.

Nuvens muito carregadas cresceram sobre a Grande São Paulo no fim da tarde desta quinta-feira trazendo temporais.

No decorrer da noite desta quinta-feira, a chuva pode cair forte em diversas áreas da capital e de municípios da Grande São Paulo, do litoral, da região de Sorocaba, de Campinas e dos vales do Paraíba e do Ribeira.

Além da chuva intensa, há risco de granizo e ventania. A chuva forte ainda poderá acontecer durante a madrugada desta sexta-feira, mas enfraquece no decorrer do dia.

 

 Na capital, o Campo de Marte, na zona norte, registrou uma rajada com 42 km/h às 13 horas e outra chegou aos 48 km/h às 14 horas. O aeroporto de Congonhas registrou rajada de 42 km/h às 14 horas. Outras mais fortes poderão ocorrer durante a tarde.

Radares meteorológicos já detectam chuva forte na Grande São Paulo, no sul e no litoral paulista desde o fim da manhã desta quinta-feira. A quantidade de pancadas de chuva aumenta no decorrer da tarde. Há risco de raios, de chuva e de ventos fortes. Pode chover forte também durante a noite.

Acompanhe a evolução da chuva sobre a Grande São Paulo e áreas próximas pelos radares Climatempo-USP.

A Climatempo recebeu informações de que houve granizo no fim da manhã em áreas da Baixada Santista.

Radares meteorológicos já detectam chuva forte na Grande São Paulo, no sul e no litoral paulista desde o fim da manhã desta quinta-feira.

 

 

 

A quantidade de pancadas de chuva aumenta no decorrer da tarde. Há risco de raios, de chuva e de ventos fortes. Pode chover forte também durante a noite.

Acompanhe a evolução da chuva sobre a Grande São Paulo e áreas próximas pelos radares Climatempo-USP.

 

Risco de chuva forte na Grande SP

O dia começou com sol em São Paulo. A temperatura mínima registrada na capital paulista foi de 14,7°C, na estação do Mirante de Santana, localizado na zona norte, segundo o Inmet.

 

Com a aproximação de um sistema de baixa pressão as condições de chuva retornam sobre a faixa sul e leste do estado. Por volta, das 11 horas, os radares Climatempo/USP já registravam pequenas áreas de chuva na capital e Grande São Paulo. 

 

 

A partir da tarde, a chuva aumenta ainda mais pode vir acompanhada de raios. Vale ressaltar que é uma chuva grossa que não tem hora para acabar e pode cair com moderada a forte intensidade em alguns momentos e se estender durante a noite e madrugada. 

 

Grandes volumes de chuva sobre o sul de SP

As nuvens carregadas que acompanham este sistema de baixa pressão provocam bastante chuva sobre o litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira. Atenção para os grandes volumes de chuva que podem ser acumulados entre hoje (6), e a madrugada e manhã de sexta-feira (7). 

 

Já, no noroeste do estado o predomínio é de tempo firme sem chuva. Cidades da região entre São José do Rio Preto e Presidente Prudente devem ter a presença do sol o dia todo. Nas cidades do centro do estado paulista e as mais próximas da Grande São Paulo ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde.  

 

Período seco à vista

O estado de São Paulo teve pouca chuva em setembro e está precisando de mais chuva. Porém, a previsão do tempo para os próximos dias não é das mais animadoras. Estas áreas de instabilidade que estão vindo do Sul do Brasil não vão persistir por muitos dias. As nuvens carregadas se afastam já nesta sexta-feira e uma massa de ar seco volta a predominar sobre o estado. Os paulistas devem se preparar para um fim de semana seco e quente, principalmente no interior. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%