Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte no Nordeste

07/10/2016 às 15:41
por Josélia Pegorim

 

Maranhão registra maior chuva/24h no BR

Buriticupu, cidade no oeste do Maranhão, registrou a maior quantidade de chuva no Brasil no período entre 9 horas do dia 6 e 9 horas do dia 7 de outubro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Foram 84,4 mm acumulados em 24 horas, mas quase 49 mm (mais da metade do acumulado total) caíram entre meia-noite e uma hora da madrugada desta sexta-feira.

O temporal foi provocado por nuvens bastante carregadas que voltaram a crescer em áreas do Maranhão, do Piauí e da Bahia. Guiratinga, no sul da Bahia, ficou com o segundo lugar no ranking dos locais que tiveram chuva mais volumosa no Brasil.

 

 

 

Chuva forte na Bahia

No começo da tarde desta sexta-feira, pancadas de chuva eram observadas na região sul de Sergipe. Em Poço Verde choveu quase 5 mm em apenas 1 hora. É pouco, mas foi a primeira chuva notável em desde meados de setembro.

Na Bahia, as nuvens carregadas se espalharam por todo o estado fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer.

 

 

 

Mais chuva no fim de semana

As áreas de instabilidade sobre o Nordeste persistem no fim de semana. Neste sábado, pode chover forte em vários locais do litoral e do interior da Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí. Algumas pancadas de chuva podem vir com raios e fortes rajadas de vento e pode chover em alguns locais do sertão.

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Nordeste a partir do domingo, mas ainda vão . Na região dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, leste de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe, incluindo as capitais Recife, Maceió e Aracaju, o sol e o tempo seco vão predominar.

 

 

Muita chuva no sul da Bahia

O litoral sul da Bahia tem tido bastante chuva nos últimos dias. Desde o inicio de setembro choveu cerca de 60 mm em Canavieiras e cerca de 80 mm em Porto Seguro. A chuva vai continuar frequente pelo menos até meados da semana que vem, pois outra frente fria deve passar pelo litoral sul baiano entre segunda e terça-feira.

Em Salvador, a chuva deve ser frequente até o domingo. O sol volta a predominar na segunda-feira e na terça, com a nova frente fria, volta a chover.

 

Seca continua

As pancadas de chuvas voltaram a ocorrer em várias áreas do Nordeste, mas o quadro geral de seca ainda predomina e não será sanado com a chuva desta primavera. A deficiência de água é muito grande e a chuva de agora é pouca.

A primavera é normalmente uma estação de tempo seco e muito quente por quase todo o Nordeste. Mas há expectativa de muita chuva para novembro em algumas áreas.

 

Confira a previsão climática para a primavera no Nordeste