Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempestade em Montes Claros (MG)

10/10/2016 às 09:52
por Josélia Pegorim

Muitas áreas da cidade de Montes Claros, no norte do estado de Minas Gerais, foram alagadas por um temporal que caiu na noite do domingo. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Montes Claros registrou 50,4 mm entre 20 horas e 21 horas do domingo, 9 de outubro. Esta quantidade de chuva tecnicamente foi muito elevada para um período de apenas 1 hora e correspondeu a cerca de um terço da média de chuva normal para outro que é de aproximadamente 150 mm. O acumulado total de outubro está em aproximadamente 90 mm. Em setembro, segundo o INMET, Montes Claros recebeu apenas 14 mm de chuva.

Uma rajada de vento chegou aos 79 km/h às 21 horas. Segundo a imprensa local, além de ruas alagadas, a ventania destelhou casas e danificou fachadas de imóveis. Houve também grande atividade elétrica.

Calor, umidade elevada e a presença de uma frente fria entre a Bahia, o Espírito Santo e Minas Gerais geraram as nuvens carregadas que provocaram o temporal.

Na manhã desta segunda-feira, chovia com fraca a moderada intensidade em várias áreas do norte mineiro, como em Januária, Serra dos Aimorés e Teófilo Otoni. Durante a tarde e a noite de hoje, com o ar abafado, outras nuvens mais carregadas voltam a se formar e novas pancadas de chuva com raios podem ocorrer em praticamente todas as regiões de Minas Gerais, exceto na Zona da Mata.

 

 

Chuva diminui e calor aumenta

O norte o nordeste de Minas Gerais, incluindo a região de Montes Claros e áreas como o Vale do Rio Doce do Rio Jequitinhonha ainda poderão ter pancadas de chuva nesta terça-feira. A chuva tende a ocorrer especialmente à tarde e à noite e podem ser moderadas em alguns locais.

A semana começou úmida e com pancadas de chuva, mas termina quente seca. Uma massa de ar seco ganha força sobre o Sudeste do Brasil a partir da quarta-feira e a disponibilidade de umidade vai diminuir. O sol e o tempo seco e quente vão predominar a partir de quarta na maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O calor aumenta e as tardes serão bem quentes. As condições para chuva aumentam apenas sobre São Paulo.

 

Confira a previsão para a Região Sudeste para esta semana