Risco de chuva forte no Sul do BR

11/10/2016 às 10:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/10/2016 às 21:08

Oferecimento
Instabilidade persiste por vários dias

Novas áreas de instabilidade avançaram do norte da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil trazendo a chuva de volta para os três estados. Pancadas de chuva e raios ocorreram nos três estados na manhã desta terça-feira.

Até por volta das 10 horas, a chuva caía com fraca a moderada intensidade e os maiores acumulados de chuva em 24 horas não passavam dos 20 mm. Pela mediação do Instituto Nacional de Meteorologia, no período entre 9 horas do dia 10 e 9 horas de 11 de outubro, choveu 16,6 mm em Dois Vizinhos (PR), 13,0 mm em Planalto (PR), 13,2 mm em Palmeira das Missões (RS), 9,0 mm em Joaçaba (SC).

 

No decorrer desta terça-feira, o tempo fica mais instável na Região Sul com condições para chuva e raios em muitas áreas dos três estados. Há risco de chuva e de rajadas de vento com moderada a forte intensidade. Do começo da madrugada até 9 horas da manhã desta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas entre 55 km/h e quase 80 km/h. As mais intensas neste período foram de 77 km/h na região do Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC), 70 km/h na região do cabo de Santa Marta (SC), 62 km/h em Novo Horizonte (SC).

 

 

 

Feriado com chuva

As áreas de instabilidade persistem sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira, 12 de outubro, feriado nacional pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O tempo fica instável no Sul, com a presença de muitas nuvens o dia todo. O oeste dos estados terão chuva e raios já pela manhã e há risco de temporais no decorrer do dia. As capitais, o litoral e as outras regiões dos estados terão períodos com sol, apesar da nebulosidade desde cedo, mas as pancadas de chuva com raios também devem ser esperadas para a tarde e noite, podendo chover e ventar com moderada a forte intensidade.

 

Temporais nos próximos dias

 A chuva sobre o Sul do Brasil está apenas começando. A população deve se preparar para vários dias com alto risco de temporais, com chuva volumosa e ventania que poderão causar muitos transtornos.

Uma forte área de baixa pressão atmosférica se mantém entre o norte da Argentina e o Paraguai pelo menos nos próximos 6 dias. A baixa pressão do ar vai forçar a formação de muitas nuvens carregadas que vão passar sobre o Sul do Brasil provocando os temporais. Além disso, a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul durante a próxima quinta-feira, 13, e de outra entre os dias 16 e 17 de outubro, vai colaborar para manter e reforçar as áreas de instabilidade que vão persistir sobre o Sul durante vários dias.

 

 

 

Grandes volumes de chuva serão acumulados nos próximos 10 dias sobre a Região Sul. Fique atento para o risco de alagamentos, queda de árvores e de outros objetos de grande porte por causa da ventania.

 

 

A chuva é bem-vinda para o Sul, pois o tempo seco que predominou em setembro prejudicou vários plantios. O plantio do arroz foi paralisado na semana passada.