Chuva forte avança sobre a Grande SP e Campinas

12/10/2016 às 14:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/10/2016 às 14:21

Oferecimento
Risco de temporal em todo o estado

Uma grande linha de instabilidade (LI) avança sobre o estado de São Paulo com nuvens muito carregadas, com potencial para tempestades. A chuva forte já atingia a região de Sorocaba às 13h56, conforme foi detectado pelo radar meteorológico de São Roque, operado pela Aeronáutica. As manchas vermelhas representam as áreas com chuva mais forte.

Esta linha de instabilidade avança sobre a região de Campinas e sobre a Grande São Paulo provocando chuva e ventos fortes no começo desta tarde. Mas a LI vai continuar se deslocando e no decorrer da tarde atinge a região norte do estado de São Paulo e também o vale do Paraíba.

 

 

Pela manhã,  a linha de instabilidade provocou chuva em diversas cidades das regiões central e oeste do estado de São Paulo. Essa linha avança em direção ao norte paulista nas próximas horas. Veja a imagem do Radar integrado IPMET/UNESP das 10h00: 


A quinta-feira é de atenção para o risco de temporais em todo o estado de São Paulo. Nuvens carregadas que se espalham sobre a Região Sul do Brasil avançam para São Paulo. O tempo segue abafado e há previsão de mais pancadas de chuva com raios no decorrer do dia pelo interior, litoral e na Grande SP. 


 
Estas nuvens atingem a Grande São Paulo trazendo pancadas de chuva com raios e fortes rajadas de vento para esta tarde e noite. Desta vez, a chuva chega mais cedo e mais forte. As primeiras pancadas começam antes do fim da tarde. Há risco de queda de granizo e também de alguns alagamentos. 

Com os radares Climatempo-USP você acompanha o deslocamento e a força das áreas de chuva sobre a Grande São Paulo de onde estiver, pelo seu celular!

Acesso os radares pelo aplicativo da Climatempo, no tablet ou no seu computador!

 

Calor continua na Grande SP

A população da Grande São Paulo pode aproveitar o feriado de 12 de outubro e Dia das Crianças com muito sol e calor. No começo da tarde, os termômetros chegaram aos 30°C pela primeira vez este mês. Foi a tarde mais quente desde o dia 18 de setembro, quando a temperatura chegou aos 33,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Camila Hildebrando clicou o bonito dia de sol que  fez em São Paulo no feriado de 12 de outubro e compartilhou com a Climatempo.

Participe você também! #fotografeotempo

 

 

Quem estava torcendo pelo calor vai gostar do tempo nos próximos dias. O calor continua e até deve aumentar na semana que vem, que deve ter vários dias seguidos com temperatura acima dos 30°C.

Confira a tendência da temperatura para a cidade de São Paulo.

 

Mas atenção, na sexta-feira ainda há alerta para temporais pelo estado e na Grande SP. No fim de semana o sol aparece forte e as chuvas acontecem apenas de forma localizada no fim da tarde em forma de pancadas com rajadas de vento e raios.  

  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%