Mais calor e menos chuva no Sudeste

12/10/2016 às 13:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mas SP pode ter chuva forte até sexta

Todos os estados da Região Sudeste já tiveram vários eventos de chuva forte na primeira quinzena de outubro, porém, a chuva não foi generalizada e beneficiou pequenas áreas. A passagem de massas polares moderadas a fortes pela costa da Região injetou o ar frio que causou noites bastante frias em São Paulo, no Rio De Janeiro e no Sul de Minas, mas também aliviou o calor em muitas outras áreas do Sudeste.

Nos próximos dias, as condições atmosféricas sobre o Brasil vão favorecer o aumento da temperatura sobre o Sudeste e ao mesmo tempo a diminuição da chuva.

 O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sudeste para os próximos cinco dias

 

 

 

Chuva para SP

Nesta quinta e também durante a sexta-feira, as pancadas de chuva vão privilegiar São Paulo. Há risco de chuva forte inclusive na Grande São Paulo. A tendência é de mais calor nestes dois dias em todo o estado, mesmo com estas pancadas de chuva.

Durante o fim de semana, a chance de chover diminui e o calor aumenta em todo o estado de São Paulo.

 

Menos chuva para o RJ, MG e ES

Os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo já começam a sentir a diminuição da chuva e a elevação da temperatura nos próximos dois dias. Pouca chuva está prevista até a sexta-feira. O predomínio do sol forte vai elevar as temperaturas.

 

Fim de semana de calor

No próximo fim de semana, a chance de chover diminui e o calor aumenta em todos os estados do Sudeste. A previsão é de calor, sol forte e pouca chuva em toda Região. As praias também terão muito sol.

 

 

 

Alta pressão reduz a chuva

Muitos torcem para que a chuva aumente em volume e em frequência sobre a Região Sudeste, mas também tem muita gente está querendo que o calor da primavera se estabeleça logo.

O calor poderá incomodar muita gente. Temperaturas de 36°C a quase 40°C poderão ocorrer por dias seguindo em grande parte do interior de São Paulo, no oeste e norte de Minas Gerais e também em algumas áreas do Rio de Janeiro e até do Espírito Santo.

Nos próximos dias, o calor e o tempo seco vão predominar sobre o Sudeste por causa da intensificação de um sistema de alta pressão sobre a Região. A alta pressão reduz a umidade no ar e consequentemente diminui as condições para a formação das grandes nuvens de chuva.

 

 

 

Esta situação não deve ser interpretada como o início de um longo período seco e quente na primavera. A redução da chuva e o aumento do calor serão por pouco tempo, de 7 a 10 dias, em seguida ocorrem novas mudanças na circulação dos ventos trazendo a chuva de volta para do Sudeste.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%