Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Interior do NE com alto risco de fogo

13/10/2016 às 13:31
por Maria Clara Machado

Atualizado 14/10/2016 às 10:48

O ar voltou a secar esta semana por quase toda a Região Nordeste e além da falta de chuva, o calor intenso vem chamando a atenção. O interior do Piauí chegou a quase 44°C no início da semana. Esperantina, no norte do Piauí, registrou 43,8°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última segunda-feira (10), uma das maiores temperatura do Brasil.


A estiagem e a seca prolongada fizeram 772 municípios decretarem situação de emergência no últimos meses e todos foram reconhecidos pelo Governo Federal. Os estados de Pernambuco e da Paraíba aparecem no topo da lista: 


Com a terra seca, os focos de incêndio se propagam com facilidade. O Piauí enfrenta uma grave situação com dezenas de focos de fogo espalhados pela capital Teresina e outros municípios como Parnaíba, Picos e Floriano. O risco de fogo e queimadas permanece elevado pelo menos por mais de uma semana. O Piauí registrou nas últimas 48 horas, 261 focos de incêndio segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, "o calor continua intenso e não há previsão de chuva por pelo menos 10 dias". 


A única chuva mais frequente que vem acontecendo esta semana é sobre o litoral da Bahia. Até segunda-feira (17), as chuvas vão continuar intercaladas por períodos de sol e poderão acumular volumes moderados. Outras áreas da costa leste nordestina terão chuva passageira, mas com pequeno volume. Veja os volumes estimados de chuva para a Região Nordeste nos próximos cinco dias: 



A primavera é normalmente uma estação de pouca chuva e muito calor sobre o Nordeste. A chuva retorna ao oeste da Bahia e ao sul do Maranhão e do Piauí. Mas para a maioria das áreas no Nordeste, o sol forte, calorão e tempo seco são características comuns em dias dos meses de outubro, novembro e dezembro. 

Saiba mais sobre a tendência da primavera 2016 para o Nordeste.