Calor aumenta em Brasília

14/10/2016 às 20:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempo seco predomina no fim de semana

 

Depois de alguns dias com pancadas de chuva frequentes, o tempo voltou a secar a esquentar em Brasília. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro com acumulado de aproximadamente 15 mm. A chance de chover até a segunda-feira, 17, é remota e a primeira quinzena de outubro deve fechar com cerca de 25 mm, o que corresponde a apenas 15% da média histórica de chuva para outubro que é de 172 mm.

A previsão é que as pancadas de chuva retornem com frequência após o dia 18.

Choveu pouco em outubro até agora, época em que normalmente a chuva já acontece com certa regularidade durante as tardes e noites. Mas no comparativo com o ano passado, o balanço de outubro de 2016 está até positivo.

Em outubro de 2015, com o fenômeno El Niño dominando o cenário climático, os brasilienses só começaram a sentir o frescor da chuva mesmo na última semana do mês. O mês fechou com 66 mm, 62% abaixo da média de chuva para o mês. E para agravar o Clima seco, outubro de 2015 foi um dos meses mais quentes já registrados no histórico meteorológico da capital federal, que começou em 1961. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima no dia 18 de outubro d 2015 alcançou incríveis 36,4°C, que se tornou o novo recorde histórico de absoluto de calor de Brasília.

 

Madrugada mais quente de 2016

Com a redução da chuva e a falta de ar polar, a temperatura voltou a subir em Brasília nos últimos dias. A madrugada de 13 de outubro foi a mais quente deste ano na capital federal, com temperatura mínima de 21,5°C. O recorde anterior de maior temperatura mínima era de 20,6°C nos dias 16 de abril, 19 de setembro e 3 de outubro.

 

Céu de Brasília em um dia de abril de 2016

 

 

Calor aumenta

O sol forte e o calor vão predominar em Brasília no fim de semana, que promete ser bastante quente. Com a chuva escassa, as tardes ficam bem quentes pelo menos até meados da semana que vem.

A chance de um novo recorde de calor para 2016 não pode ser completamente descartada. A maior temperatura registrada este ano em Brasília foi de 34,9°C no dia 16 de setembro. O total de chuva em setembro foi de aproximadamente 56 mm, 8% acima da média para o mês.

 

Confira a tendência da chuva no Brasil para os próximos 15 dias

 

Chuva deve aumentar em novembro. Veja a tendência climática.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

8mm / 90%