Calor e seca predominam no ES

18/10/2016 às 11:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mas a chuva já tem data para voltar

A chuva parou sobre o Espírito Santo, o sol voltou forte e o calor aumentou. Isto é tudo que os capixabas não querem. O estado ainda está numa situação grave de estiagem devido a falta de chuva regular nos últimos dois anos. Neste período, só choveu forte e de forma generalizada em janeiro de 2016.

Um sistema de alta pressão ganhou  força sobre o Brasil último fim de semana e reduziu a nebulosidade e as condições para chuva. Além disso, as frentes frias que estão avançando pela Argentina estão sendo fracas, sem força para chegar ao litoral capixaba.

 

Mais calor

As condições meteorológicas não vão mudar nos próximos dias. O Espírito Santo vai ficar com predomínio de tempo seco pelo menos até o domingo e até lá o calor vai aumentar.

No próximo fim de semana, uma frente fria vai avançar até o litoral do Rio De Janeiro, mas sem força para estimular grande instabilidade sobre o interior da Região Sudeste. Além disso, esta frente fria vai avançar longe do continente e se afasta para alto-mar antes mesmo de chegar ao Espírito Santo.

 

Quando volta a chover?

Estes dias sem chuva não significam que o tempo seco vai predominar no restante da primavera ou do verão. A volta da chuva já tem data marcada e será com a chegada de outra frente fria nos últimos dias de outubro.

A previsão é que esta frente fria chegue ao Espírito Santo entre os dias 29 e 30 de outubro e espalhe áreas de chuva por todo o estado.

É possível que esta frente fria inicie o processo de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul no começo de novembro.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%