Estimativa de produção é otimista para a safra brasileira

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A terça-feira (18), será mais um dia com chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul, onde poderão ser registrados acumulados superiores a 120 mm, nas próximas 24 horas. E toda a chuva irá trazer muitos transtornos aos produtores, já que manterá suspensa todas as atividades no campo, em especial o plantio e a colheita. Não dá para descartar a ocorrência de granizo e fortes rajadas de vento. O alto volume de chuva poderá romper algum dique e/ou reservatório, alerta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

 

Mas toda essa chuvarada já está com seus dias contatos, aos poucos o bloqueio atmosférico que está sobre a região Sudeste irá perder força e assim, o corredor de umidade que hoje está todo voltado para a região Sul, estará se deslocando para a região central e norte do Brasil. Já no final da semana os altos volumes de chuvas começarão a dar uma trégua.

 

A faixa central e norte do Brasil ficam com tempo mais firme e com possibilidade para pancadas de chuva localizada. No último fim de semana e ontem (17), houve registros de chuvas em diversas localidades do Centro-Oeste e do Sudeste, mas foram pancadas de chuvas localizadas que caiu em uma ou outra propriedade. As demais localidades que não receberam chuva já começam a programar o replantio de soja. A tendência é que até semana que vem esse percentual de áreas de soja que deverão ser replantadas aumente cada vez mais, já que as chuvas generalizadas, regulares e em bons volumes só deverão retornar na última semana de outubro. Até lá, a previsão continuará sendo de chuvas irregulares e muito calor.

 

 

Portanto, lavouras de café, cana de açúcar, laranja, feijão entre outras também estão sendo afetadas pelos baixos índices de umidade do solo e temperaturas bastante elevadas, mas diferentemente do ocorrido no mesmo período de 2015, o retorno da chuva já na semana que vem, possibilitará uma melhora substancial nas condições ao desenvolvimento das lavouras e mantem, portanto, estimativas otimistas para a produção nesta safra no Brasil