Chuva dá pequena trégua ao RS

20/10/2016 às 15:03
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Instabilidades voltam a avançar no domingo

A chuva intensa sobre o Rio Grande do Sul deu trégua, depois de cinco dias de muita instabilidade sobre a região. Os grandes volumes acumulados desde o fim de semana superaram a média histórica do mês em diversos municípios. De acordo com a Defesa Civil estadual, cerca de 300 famílias permanecem em abrigos em razão das cheias dos rios. Até esta quarta-feira (19), a cheia dos rios Taquari e Caí deixava o maior número de desabrigados na Região dos Vales.



Com a diminuição das chuvas aos poucos as famílias começam a retornar para casa, mas a maioria ainda precisa esperar o nível dos rios baixar, informa a Defesa Civil. A situação mais preocupante é nas regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari, região metropolitana e parte central gaúcha. O balanço atual é de 63 municípios atingidos pelas chuvas volumosas, com 291 famílias desalojadas e 199 famílias desabrigadas. 


Praticamente toda chuva do Brasil caiu sobre o Rio Grande do Sul na última semana. O mapa mostra a chuva acumulada entre os dias 13 e 19 de outubro com volumes de 200 mm sobre o estado gaúcho. 


A sexta-feira (21) e o sábado (22) ainda serão de tempo firme com predomínio de sol, ajudando a água baixar. "Mas, essa trégua será pequena", alerta a meteorologista Josélia Pegorim. A partir de domingo (23), novas áreas de instabilidade avançam para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná e as pancadas de chuva retornam.

Há novamente  risco de chuva forte, porém não tão volumosa como nesta semana. Como os rios já estão cheios, a atenção é total, com o risco de novos alagamentos e enchentes. Acompanhe as explicações da meteorologista Josélia Pegorim: