Chuva forte sobre o Tocantins

20/10/2016 às 22:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pancadas de chuva aumentam no Norte

Chuva forte sobre o Tocantins

 

Depois de vários dias com predomínio de tempo seco e muito calor,voltou a chover sobre o Tocantins nesta quinta-feira, 20 de outubro. A chuva veio forte, com raios e rajadas vento intensas. A capital Palmas também voltou a ter pancadas de chuva.

No período entre 12 horas e 20 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,0 m na região de Pium, 29,2 mm sobre Campos lindos, 21,6 mm na região de Formoso do Araguaia e 21,4 mm em Pedro Afonso. Neste período choveu apenas 2,6 mm na região de Palmas.

A chuva veio com ventos fortes em vários locais. Em Gurupi, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 77 km/h.

 

Nas imagens de satélite, as nuvens mais carregadas aparecem como manchas em vermelho e amarelo.

 

 

Para esta sexta-feira e para o fim de semana a previsão é que nuvens carregadas continuem se formando sobre todo o Tocantins. As pancadas podem ser fortes. As condições para chuva aumentam também sobre o sul do Pará, em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

A circulação dos ventos de um VCAN (vórtice ciclônico em altos níveis) colaborou para o aumento da umidade sobre o Tocantins e a formação das nuvens carregadas durante a quinta-feira, 20 de outubro.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

10mm / 90%