SP ainda pode ter chuva forte nesta sexta

20/10/2016 às 21:58
por Angela Ruiz

Atualizado 20/10/2016 às 22:05

Oferecimento
Fim de semana fresquinho na Grande SP

São Paulo ainda fica sob a influência de áreas de instabilidade nesta sexta-feira e no fim de semana.

As condições o tempo serão determinadas pelo contraste entre o ar quente e úmido que predomina no interior de São Paulo e a passagem de uma frente fria ao largo do litoral paulista.

Pelo centro-oeste e norte do estado de São Paulo a sexta-feira (21), será abafada com previsão de pancadas de chuva que em alguns momentos ainda poderá ocorrer com forte intensidade em algumas cidades. Já nas demais áreas do estado, depois de quase uma semana inteira com calor extremo, a temperatura diminui, inclusive na Grande São Paulo.

 

Acompanhe a chuva sobre a Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP

 

 Nuvens carregadas voltaram a crescer sobre o estado de São Paulo e provocaram temporais na quinta-feira, 20.

 

 

 

Temperatura invertida no leste de SP

Nesta sexta-feira, as temperaturas serão invertidas na faixa leste paulista que inclui Sorocaba, Campinas, Grande SP, litoral, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. A maioria das cidades destas regiões terá a maior temperatura do dia (temperatura máxima) entre o fim da manhã e o início da tarde. O ar vai esfriando mais no decorrer da tarde e a menor temperatura do dia (temperatura mínima) deve ocorrer durante a noite.

Normalmente sentimos a menor temperatura na madrugada ou ao amanhecer e a maior temperatura durante a tarde. Mas nesta sexta-feira ocorre esta inversão por causa da forma do horário em que o ar polar vai entrar atuar com mais força sobre o leste do estado de São Paulo.

Se você é do tipo "friorento" talvez sinta um pouco de frio no fim da tarde e à noite.

 

Muitas nuvens e chuva

A passagem da frente fria muda a direção do vento que passa a trazer muita umidade do mar. Isto  favorece a formação de muitas nuvens sobre grande parte do estado. Na capital, região metropolitana, no litoral, no Vale do Ribeira e na região de Sorocaba, o sol até aparece, mas ocorrem vários períodos de céu encoberto, o que dificulta a elevação da temperatura. Ainda há condições de chuva nestas áreas, que pode acontecer a qualquer hora, mas não há mais expectativa de chuva forte.

 

 

Já no centro-oeste e no noroeste paulista, o tempo fica abafado e instável, com muitas pancadas de chuva ao longo do dia e risco de temporais. No norte do estado, faz sol com pancadas de chuva e raios a partir da tarde. Na região de Campinas, no Vale do Paraíba e nas demais áreas, o sol aparece entre muitas nuvens, a temperatura diminui em relação aos últimos dias e ocorrem alguns períodos de chuva no decorrer do dia. 

 

Fim de semana também terá chuva

No sábado, a frente fria se afasta, mas o vento que sopra do mar traz um ar mais frio e úmido para a faixa leste paulista. No litoral e na Grande São Paulo, o predomínio será de céu nublado, com apenas algumas rápidas aberturas de sol e possibilidade de garoa, principalmente no começo e no fim do dia. A temperatura cai um pouco mais e será o dia mais fresco desta semana. 

 

No centro-oeste do estado e na região de Sorocaba, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove. Nas demais áreas, o tempo ainda fica instável, com chuva a qualquer hora que intercala com alguns períodos de melhoria. 

Embora o ar polar da frente fria não consiga chegar com força ao centro-oeste e ao norte do estado de São Paulo, o calor também diminui muito nestas regiões no fim de semana por causa da chuva frequente.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%