BR tem temporais no fim de semana

21/10/2016 às 15:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sorocaba (SP) registra a maior chuva em 24h no BR

Grandes e fortes áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre todas as Regiões do Brasil durante o dia 20 de outubro. O calor intenso, o enfraquecimento do sistema de alta pressão que estava sobre o interior do país, e que vinha dificultando o desenvolvimento das nuvens carregadas - e a atuação de um VCAN (vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera) permitiram a expansão das áreas de instabilidade sobre país.

Temporais ocorreram em vários estados de diferentes Regiões do país. O maior volume de chuva em 24 horas, entre os dias 20 e 21 de outubro foi registrado na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, a cerca de 100 km da capital paulista. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 73,8 mm acumulados entre 10 horas do dia 20 e 10 horas do dia 21 de outubro, pelo horário de Brasília. A média de chuva normal para Sorocaba em outubro é de aproximadamente 105 mm.

 

Confira os maiores volumes de chuva no Brasil

 

 

 

 

Fim de semana de tempo instável

 

O ar quente e úmido vai predominar sobre o Brasil neste fim de semana. Embora não haja expectativa de calor extremo, acima dos 40°C no Sul, no Sudeste e nem no Centro-Oeste, a sensação de abafamento será grande sobre a maioria das áreas do país.

Uma frente fria passa com fraca intensidade pelo sul do Espírito Santo. Os ventos frios de sua fraca massa polar refrescam as áreas próximas do litoral do Sul e do Sudeste. Faz calor pelo interior destas Regiões. Temperaturas em torno dos 40°C podem ocorrer no Norte e no Nordeste.

O sábado será com temperatura amena na região das capitais do Sul, em São Paulo e no Rio De Janeiro. Esquenta no domingo, mas nada de calorão por enquanto.

 

Risco de temporais

Com o aumento da umidade pelo interior do Brasil, muitas áreas de instabilidade vão se formar durante o fim de semana provocando pancadas de chuva com raios sobre muitos estados.

Neste sábado, o risco de temporais é alto na região do Acre, de Rondônia, no sul do Amazonas, do Pará e sobre o Tocantins, em todos estados do Centro-Oeste, no Distrito Federal, no centro-oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.

Depois de uma semana de temporais, quase toda a Região Sul terá um sábado com predomínio de sol.

 

 

 

Para o domingo, a previsão é que novas áreas de instabilidade se espalhem sobre a Região Sul e volta a chover nos três estados. Pode chover forte.

As condições para chuva diminuem no Nordeste, mas o oeste da Bahia, o interior do Maranhão e do Piauí ainda terão pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.

No Sudeste, a chance de chuva diminui sobre o Espírito Santo, sobre o centro-norte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, e sobre o Rio de Janeiro, o Grande Rio.

No Norte, no Centro-Oeste, em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer especialmente à tarde e à noite e podem ser fortes.

 

Confira a previsão para sua Região!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%