Pouca chuva para o Nordeste nos próximos dias

24/10/2016 às 03:53
por Leandro Bellato

Oferecimento
Chove pouco no interior do Nordeste nos próximos dias. E a tendência persiste na próxima quinzena.

Uma intensa massa de ar seco predomina sobre o interior do país, afetando sobretudo a Região Nordeste, e dificulta a formação de nebulosidade e, portanto, de chuva. No litoral leste da região e no leste da Bahia, os ventos vindos do oceano aportam umidade para o continente e, em conjunto com as elevadas temperaturas da região, fomentam nebulosidade que propicia pancadas rápidas de chuva fraca. A umidade amazônica propicia chuvas um pouco mais frequentes sobre as porções central e sudeste do Maranhão.

 

No entanto, dos Lenções Maranhenses ao norte de Minas Gerais, todo o Piauí, Ceará e do interior do Rio Grande do Norte ao Interior da Bahia não ocorrem chuvas expressivas durante a última semana de outubro, com as chuvas esparsas e fracas ocorrendo apenas nas áreas anteriormente mencionadas. A figura abaixo ilustra a situação:

 

Previsão de chuva acumulada entre 24 e 28/10

 

No início de novembro a convergência de umidade em níveis médios da atmosfera sobre o centro-norte de Minas Gerais propicia maior aporte de umidade para o sul da Bahia, possibilitando chuvas mais intensas e frequentes nesta região, que já recebe o costumeiro aporte de umidade em baixos níveis por conta da circulação marítima. Entretanto o padrão geral da circulação atmosférica se mantém pelo menos durante a próxima quinzena, acarretando na persistência da estiagem no interior do Nordeste. A figura a seguir ilustra a previsão de chuva acumulada para toda a próxima quinzena:

 

Previsão de chuva acumulada na próxima quinzena