Centro-sul de MG e RJ com risco de temporais

25/10/2016 às 11:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva aumenta nos próximos dias

A atmosfera está mais instável sobre parte do Sudeste esta semana e as áreas de instabilidade tendem a crescer e se espalhar pelo centro-sul de Minas Gerais e pelo Rio De Janeiro.  A madrugada e começo da manhã desta terça-feira (25) já foram de muita chuva em Caldas, no sul de Minas Gerais, com acumulado de 53,2 milímetros em 12 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Maria da Fé, acumulou 31,8 milímetros desde a noite da segunda-feira (24). 


Essa chuva no sul de Minas Gerais vai continuar e se espalhar por outras áreas do centro-sul do estado do decorrer do dia. Nesta terça-feira, o risco de chuva forte aumenta, em especial sobre a Zona da Mata mineira e a região serrana do Rio de Janeiro. "A partir da tarde, podem acontecer temporais e a chuva deve se prolongar por mais horas até a noite gerando grandes volumes acumulados", alerta a meteorologista Fabiana Weykamp. A quarta-feira (26) ainda deve começar com chuva em muitas áreas entre o sul de Minas Gerais, Zona da Mata, Serra do Rio e o norte fluminense. 

Na Grande Belo Horizonte e no Grande Rio também há previsão de pancadas de chuva em forma de temporais, hoje e amanhã, mas que não duram muito tempo. 


Próximos dias serão de chuva forte 
O crescimento das áreas de instabilidade ainda ganha um reforço com o avanço de uma nova frente fria a partir de quinta-feira (27). Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, a Grande Belo Horizonte e o estado do Rio de Janeiro poderão ter temporais nos próximos dias. A nova frente fria virá acompanhada por um grande ciclone extratropical e a Climatempo alerta também para ventania. Até sexta-feira (28), essa condição mais instável permanece e os acumulados de chuva podem atingir 100 milímetros em algumas áreas. Confira:

 
Veja também:

Outubro vai terminar frio  



CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%

Belo Horizonte - MG

21°
min

33°
max

25mm / 90%