Chuva aumenta no AC, RO e sul do AM

26/10/2016 às 14:44
por Angela Ruiz

Oferecimento
Semana termina com friagem

O calor e a alta umidade do ar predominam sobre a Região Norte do Brasil, mas a tendência é de aumento das condições da chuva em parte da região nos próximos dias. Uma área de baixa pressão formada no norte da Argentina vai dar origem a uma frente fria e já nesta quinta-feira (27), este sistema vai ajudar a organizar nuvens pesadas de chuva em parte do Norte do país.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, as condições meteorológicas são favoráveis à chuva forte e volumosa no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Com o céu completamente fechado e chuvoso e a ausência do sol, a temperatura cai. Na capital Manaus, as condições de chuva também aumentam, mas ainda ocorrem períodos de sol a qualquer hora. No Pará, o predomínio é de sol e calor. Por causa do aquecimento ocorrem pancadas de chuva de forma isolada acompanhadas de descargas elétricas.

 

 

A partir desta sexta-feira (28), o vento frio de uma massa de ar polar faz a temperatura cair mais um pouco e ocorre o fenômeno da friagem. Quando presenciamos o deslocamento de frentes frias pelo país com características continentais, é comum que tenhamos a ocorrência do fenômeno da “friagem” nas áreas mais ao sul da Amazônia. As massas de ar polar que acompanham estas frentes frias conseguem avançar pelo Paraguai e pela Bolívia e o vento do quadrante sul associado a estas massas polares é o responsável pela entrada do ar mais frio polar em Rondônia, no Acre e até no sul do Amazonas.  

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o amanhecer de sexta-feira será frio em Rio Branco, quando a mínima deve chegar a 17°C e a máxima não passa de 26°C. Em Porto Velho, também faz frio, mínima prevista de 19 graus em Porto Velho e máxima de 26 graus.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

31°
max

15mm / 90%

Manaus - AM

24°
min

32°
max

25mm / 67%