Norte tem os maiores volumes de chuva do BR

28/10/2016 às 16:20
por Angela Ruiz

Oferecimento
Temperatura volta a subir no fim de semana

Conforme previsto pela Climatempo, choveu muito no sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Várias cidades destes estados, acumularam os maiores volumes de chuva no Brasil em um período de 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Essa chuvarada toda foi causada por uma frente fria no Sudeste que ajudou a organizar áreas de instabilidade.

 

 

A grande quantidade de nuvens, a chuva e também a entrada do ar frio polar sobre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas provocaram queda de temperatura e aliviou o calorão dos últimos dias. Vale lembrar que quando presenciamos o deslocamento de frentes frias pelo país com características continentais, é comum que tenhamos a ocorrência do fenômeno da “friagem” nas áreas mais ao sul da Amazônia. As massas de ar polar que acompanham estas frentes frias conseguem avançar e o vento do quadrante sul associado a estas massas polares é o responsável pela entrada do ar mais frio polar em Rondônia, no Acre e até no sul do Amazonas. A entrada deste ar polar não é normal para esta época do ano, mas contribuiu para amenizar o forte calor.

 

Neste sábado, todo o sul do Amazonas, Rondônia e Acre, ainda amanhecem com certo friozinho, mas já não há expectativa de chuva. O sol aparece e á tarde a temperatura entra em elevação. As nuvens carregadas ficam mais concentradas entre Roraima, Santarém e Tocantins onde ocorrem pancadas de chuva que em alguns momentos pode ser forte. Em Manaus e Belém o sol aparece, faz calor e à partir da tarde ocorrem pancadas de chuva de forma isolada com raios. 

 

No domingo, volta a chover de forma isolada no sul do Amazonas e em Porto Velho. Ao longo do dia, por causa do calor e da alta umidade ocorrem pancadas isoladas de chuva na maior parte do Pará que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. Em Boa Vista, Manaus e Palmas, o tempo fica mais instável e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Só não deve chover no Acre, sul de Rondônia e no Amapá.  

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

25mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

31°
max

20mm / 80%