Goiânia fecha outubro com chuva acima da média

31/10/2016 às 15:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volta a chover forte em MS nesta terça

Um temporal que caiu sobre Goiânia no fim da tarde do domingo deixou um acumulado de 63,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este volume de chuva foi o terceiro maior no Brasil no período entre 10 horas do dia 30 e 10 horas de 31 de outubro de 2016. Este foi o segundo maior volume de chuva em 24 horas deste ano sobre Goiânia.

 

 

Calor e mais pancadas de chuva

O mês de novembro começa com o aumento das condições para chuva por todo o Centro-Oeste. Além do calor que tende a aumentar, uma nova frente fria avança sobre o Sudeste e vai ajudar a estimular a formação de nuvens carregadas também sobre o Centro-Oeste.

O sul e o oeste de Mato Grosso do Sul voltam a ter temporais a partir desta terça-feira, depois de terem acumulado muita chuva na semana passada. Há risco de tempestades em Mato Grosso do Sul até a quinta-feira.

 

Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva tendem a ocorrer à tarde e à noite até a quarta-feira. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos, mas o sol aparece forte por várias horas. O risco de chuva forte aumenta no oeste e sul de Mato Grosso na quinta-feira.

 

 

 

Goiânia e Cuiabá terminam outubro com chuva acima da média

 No balanço final da chuva de outubro de 2016, o mês terminou com chuva acima da média nas capitais Goiânia e Cuiabá. Mas nas duas regiões, a chuva foi concentrada em poucos dias. BrasíliaCampo Grande fecharam o mês com menos chuva do que o normal para o mês.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Goiânia acumulou 209,2 mm de chuva, volume que ficou 22% acima da média para outubro que é re aproximadamente 171 mm.

Em Cuiabá choveu 257,5 mm durante o mês, mais que o dobro da média de chuva para outubro que é de 115 mm. Entre os dias 26 e 27 de outubro choveu cerca de 96 mm e Cuiabá ficou alagada.

Já em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, outubro termina com 75,4 mm de chuva acumulados. O total ficou 42% abaixo da média histórica que é de 130 mm.

Brasília teve alguns temporais em outubro, mas também termina o mês com menos chuva do que a média. Em 31 dias choveu 77,0 mm, valor que ficou 55% abaixo da média que é de aproximadamente 172 mm.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

34°
max

8mm / 90%

Campo Grande - MS

17°
min

30°
max

0mm / 0%