Grande SP tem temporais nesta noite

02/11/2016 às 10:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/11/2016 às 19:49

Oferecimento
Frente fria avança sobre o estado

As áreas de instabilidade de uma frente fria avançaram sobre o estado de São Paulo e as nuvens carregadas passam sobre a Grande São Paulo na noite desta quarta-feira, 2 de novembro. Há risco de chuva forte e de ventania, com rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h, com potencial para mover algumas placas de anúncios, queda de árvores e destelhamento. Os temporais também ocorrem nesta noite em muitas áreas do norte e leste do estado de estado de São Paulo.

A foto mostra a visão do céu na cidade de São Paulo, olhando para a zona oeste, por volta das 19h.

 

 

O feriado de Finados começou com sol forte na maioria das áreas do estado de São Paulo, mas no início da tarde já se percebia a mudança no tempo com a chegada de nuvens carregadas de uma frente fria. Estas nuvens apareceram primeiro no oeste do estado.

A foto mostra a visão do céu de Panorama no início da tarde.

 

 

Estas nuvens carregadas passaram por vários locais na tarde do feriado de Finados e provocaram tempestades. Em Piracicaba, a chuva veio com muito granizo e o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 85 km/h.

 

 

Na sequência de imagens de satélite é possível ver a chegada das nuvens de chuva forte representadas por manchas azuladas e vermelhas vindas do Paraná e de Mato Grosso do Sul. A primeira imagem mostra a nebulosidade sobre São Paulo às 7h30 e a última às 19h, pelo horário de Brasília.

 

 

Os temporais começaram pela região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado. Na região de Presidente Prudente, o tempo ficou instável por volta do meio-dia. Na região da capital paulista, o aeroporto de Congonhas registrou as primeiras pancadas de chuva desta quarta-feira por volta das 15 horas.

 

A imagem do mosaico da chuva detectada pelos radares do IPmet/UNESP mostra chuva forte (manchas amarelas e alaranjadas alinhadas) avançando do oeste para o centro do estado.

 

 

Calor

A temperatura subiu rapidamente até o início da tarde em todo o estado de São Paulo e superou os 30°C em quase todas as áreas. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na cidade de São Paulo, a máxima alcançou 31,1°C no Mirante de Santana, na estação automática.  No litoral, Iguape registrou 35,8°C e no interior, a máxima foi de 34,4°C, em Barretos.

 

Confira as ondas no litoral de SP

 

Frente fria

A mudança no tempo durante o feriado de Finados já era esperada e provocada por outra frente fria que, antes de chegar a São Paulo,  provocou tempestades nos três estados da Região Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul.

A imagem de satélite mostra a nebulosidade sobre o centro-sul do Brasil às 9 horas de 2/11/16, pelo horário de Brasília. As nuvens mais carregadas, com potencial para temporais, aparecem em tons de vermelho.

 

 

Mais chuva até o fim da semana

Os paulistas devem se preparar para seguir a semana com pancadas de chuva frequentes e que podem ser fortes.

A nova frente fria que mudou o tempo no feriado de  Finados avança para o litoral do de Janeiro nesta quinta-feira, onde de ficar semi-estacionária até a sexta-feira. Até lá, áreas de instabilidade ficam sobre São Paulo deixando todo o estado com muita nebulosidade e condições para chuva.

Até a sexta-feira, vários eventos de chuva forte podem ocorrer em diversas regiões do estado de São Paulo.

No fim de semana, o primeiro de novembro e com ENEM, a instabilidade sobre São Paulo enfraquece, mas todo o estado de São Paulo ainda ficará sujeito a pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite.

 

Queda da temperatura

A temperatura volta a baixar nesta quinta-feira com a entrada de um pouco de ar polar sobre São Paulo, combinado com a chuva e a diminuição das horas de sol. O sul e no leste do estado, incluindo a região da Grande São Paulo, voltam a ter uma sensação de friozinho na sexta-feira e no sábado.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%