Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria no NE

03/11/2016 às 15:07
por Angela Ruiz

Atualizado 03/11/2016 às 20:30

A temperatura está alta em praticamente todo o Nordeste do Brasil, segundo a Climatempo.

Sem chuva e com a presença do ar mais seco sobre o interior da região o calorão não tem dado trégua a população nordestina. Nesta quinta-feira (3) por volta das 13 horas, na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro marcava 37,7°C e umidade relativa do ar de 28%, em Teresina, Piauí. A máxima do dia ficou em torno dos 39°C.

 

 

Nesta sexta-feira (4) e no fim de semana, há possibilidade de chuva passageira em quase todo o litoral leste da Região.  Mas na região de Salvador, o tempo fica mais instável no sábado (5) com chuva a qualquer hora de fraca a moderada intensidade. A região de São Luís e oeste do Maranhão podem ter algumas pancadas de chuva até o domingo. As demais áreas da Região Nordeste vão continuar com muito sol e calor intenso nesta sexta e no fim de semana. Os níveis de umidade do ar ficam baixos pelo interior, com marcas até abaixo de 20%.

 

Chuva à vista

 

Uma grande frente fria deve avançar sobre o Brasil a partir de 9 de novembro e deve chegar ao Nordeste após o dia 11. Se a previsão se confirmar, a primeira quinzena de novembro vai terminar com chuva forte sobre vários estados do Nordeste. O mapa mostra a estimativa de chuva para o período de 14 a 18 de novembro.

 

 

Temperatura alta

 

No Piauí e no Maranhão, o termômetro tem registrado facilmente temperaturas acima de 40°C. No Piauí, a população diz que esse calor é o “B R O BRÓ”. A expressão vem da junção da última sílaba dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro. Nesta última quarta-feira (2), as maiores temperaturas no Brasil foram:

 

 

Leia mais aqui: Calor passa dos 40°C